Prefeitura de Votuporanga disponibiliza vacina contra bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana a partir desta quinta-feira (11/12)
Imunização estará disponível em todas as unidades de Saúde; vacina protege recém-nascidos contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Saúde, disponibiliza a partir desta quinta-feira (11/12) a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes que estejam na 28ª semana de gravidez ou mais. Neste primeiro lote, o município recebeu 280 doses do imunizante, que estarão distribuídas em todas as unidades de Saúde.
O imunizante, incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo proteger recém-nascidos contra a bronquiolite, infecção responsável por 75% dos casos da doença em bebês e por cerca de 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Neste ano, o Brasil já registrou mais de 43 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associadas ao VSR.
Proteção que começa ainda na gestação
A vacina atua por imunização passiva: a gestante produz anticorpos contra o vírus, que são transferidos ao bebê pelo cordão umbilical. Assim, a criança já nasce com proteção temporária, porém altamente eficaz, para os primeiros meses de vida.
A recomendação é que a aplicação ocorra a partir da 28ª semana, fase em que a transferência de anticorpos é mais eficiente. Estudos clínicos, como o Estudo Matisse, demonstraram eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos primeiros 90 dias após o nascimento.
A secretária da Saúde, Ivonete Félix, reforçou a importância da imunização. “A vacina é uma ferramenta essencial para reduzir o risco de complicações nos bebês. Quando a gestante se protege, ela também protege o filho, garantindo um início de vida mais seguro”, conclui.