11 SET 2009
Ampliação do Senac de Votuporanga começa em outubro

Tais mudanças foram possíveis por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Senac e Sucen; processo foi aprovado pela Câmara

O prefeito Junior Marão recebeu a confirmação de que a ampliação da unidade do Senac de Votuporanga vai começar em outubro. A informação foi repassada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista, João Herrera Martins, durante audiência no Gabiente da Prefeitura. O sindicato é ligado à Federação do Comércio do Estado de São Paulo, que por sua vez trabalha junto ao Sebrae, Senac e Sesc.

Segundo informações do Senac São Paulo a licitação será aberta no começo de outubro e as obras devem ser iniciadas no final do mês que vem. Tais mudanças foram possíveis por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Senac e Sucen. A Sucen recebeu um espaço novo doado pela Prefeitura, cedendo o antigo ao Senac. Todo o processo foi previamente aprovado pela Câmara de Vereadores.

De acordo com o projeto, serão somados mais 488,77 m² na unidade, que possui hoje 610,80 m². Com a ampliação, o espaço passará a ter 1.099,57 m² de área construída. No total, contando com a área verde da escola, o Senac tem 2.372 m². No projeto consta a construção de um auditório, uma ampla biblioteca, e mais três salas polivalentes, para realização de eventos diversos. A área administrativa também será ampliada, com a construção de outra sala em anexo à já existente.

O objetivo da reforma é oferecer melhor estrutura para que o Senac possa crescer mais na área educacional tecnológica.

Manual de Gestão Urbana

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista, João Herrera Martins, também entregou um exemplar do Manual de Gestão Urbana: Como Administrar Uma Cidade?, voltado para prefeitos e gestores públicos, lançado em maio.

O manual faz uma releitura sobre o que há de importante na legislação atual e fornece orientações sobre os instrumentos reguladores disponíveis: a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Plano Plurianual de Investimentos o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e a Lei Orçamentária Anual.

O manual ainda trata de conceitos importantes do direito administrativo e da questão do meio ambiente na gestão municipal, incluindo a questão da acessibilidade, do funcionamento das licenças e das ferramentas necessárias para uma gestão sustentável do ponto de vista ambiental. A cartilha também detalha o que é o Conselho Municipal do Meio Ambiente, o Fundo para o Meio Ambiente e os relatórios de estudo (EIA) Estudo de impacto ambiental e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental).