Mostra Leão Amigo destaca trabalho da Comunidade São Francisco de Assis em prol da proteção social
Instituição atende crianças e adolescentes com atividades de futsal e capoeira por meio da destinação do Imposto de Renda
Dando continuidade à Mostra Leão Amigo, que evidencia o impacto dos projetos sociais apoiados por meio da destinação do Imposto de Renda, a equipe de Comunicação da Prefeitura de Votuporanga visitou a Comunidade São Francisco de Assis. Com 33 anos de atuação, a instituição é referência no atendimento de famílias, crianças, adolescentes e idosos em situação de risco, principalmente nos bairros São João, Estação, Matarazzo, Parque Guarani, Sonho Meu e regiões vizinhas, marcados por altos índices de vulnerabilidade social.
Para identificar e acolher os atendidos, os educadores sociais, juntamente com a assistente social, realizam busca ativa, com visitas domiciliares ou atendimentos presenciais na sede. O trabalho busca orientar e inserir crianças e adolescentes em atividades que favorecem seu desenvolvimento integral, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
Entre as iniciativas em andamento, a Comunidade desenvolve o projeto Técnicas Corporais I e II, que inclui futsal e oficina de capoeira. A capoeira é ofertada aos sábados, das 17h às 19h, no Centro Comunitário do bairro Matarazzo, para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, com o educador social Tailan Almeida de Matos. Além dos benefícios físicos, a prática estimula respeito, disciplina, coletividade e autoestima.
O futsal é destinado a participantes de 8 a 17 anos, com aulas às quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h, na quadra Poliesportiva do bairro São João, sob orientação do educador social Fabiano Ferreira Elizeu. As atividades incluem dinâmicas de coordenação motora, desenvolvimento de trabalho em equipe, consciência corporal e cuidados com a saúde.
Regiane Secafem, assistente social responsável pela instituição, comenta sobre o plano de trabalho. “O objetivo é oferecer um espaço acolhedor de convivência e aprendizado, estimulando o protagonismo, a autonomia e a emancipação social dos jovens. A metodologia se baseia em atividades práticas e integradas, que contribuem para o desenvolvimento físico, cognitivo, cultural e social dos atendidos”.
Com sede na Rua Nelciades de Oliveira, nº 2821, bairro São João, a Comunidade São Francisco de Assis reforça, por meio da Mostra Leão Amigo, a importância da destinação do Imposto de Renda para iniciativas que transformam realidades e ajudam a construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Mais informações sobre os projetos e ações da Comunidade podem ser obtidas pelo endereço acima, pelo telefone (17) 3421-9856 ou pelo site
https://comunidadesaofranciscodeassis.wordpress.com