09 SET 2009
Votuporanga realiza diagnóstico do setor habitacional
Empresa contratada pelo município apresentará os primeiros resultados do PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social

Na próxima sexta-feira (11/9), a Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria de Obras e Habitação, realizará dois encontros para apresentação do Diagnóstico do Setor Habitacional, que integra a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). A primeira reunião será no auditório da Secretaria da Cidade, voltada exclusivamente para a equipe executiva do projeto. Às 15h, no plenário da Câmara Municipal, o diagnóstico será apresentado à comunidade e imprensa, com a participação da equipe de acompanhamento.

O programa é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação que visa promover o planejamento das ações do setor habitacional, e sua implantação é de fundamental importância para que os municípios continuem sendo beneficiados com projetos habitacionais do Governo Federal.

De acordo com Paulo Napoli, diretor do Departamento de Projetos Institucionais, “Votuporanga é uma das cidades que está com o projeto em franco desenvolvimento”. O gestor de projetos revelou que a construção do Plano consta de três etapas: a etapa metodológica, o diagnóstico e as estratégias de ação, seguindo o que está proposto no Manual de Apoio a Elaboração do PLHIS disponibilizado pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, com linhas de financiamento oferecidas pela Caixa Econômica Federal.

Napoli explicou que Votuporanga já está na fase do diagnóstico, “sendo que o Governo Federal, por intermédio do Ministério das Cidades, já liberou uma verba de R$ 56 mil para que a prefeitura contratasse uma empresa para fazer o diagnóstico”. A empresa contratada foi a RM.in.B Planejamento Urbano, de São Paulo, cuja equipe técnica é formada pelos arquitetos Luciano Dias Lourenço e Fernanda Machado Banhara, pela advogada Ana Paula Ribeiro Barbosa, além da engenheira civil Maria Elza Pradella, a geógrafa Renata Cristina Ferreira e a assistente social Alessandra Costa Ferreira.

O diretor de Projetos Institucionais disse ainda que o PLHIS é incrementado por duas equipes. “A Executiva, que é capitaneada pelas secretarias municipais de Obras e Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Habitação; e, a de Acompanhamento, integrada por representantes da Secretaria da Cidade, das imobiliárias, da construção civil, conselhos municipais e Searvo”. Finalizando, disse que “todo processo de elaboração do PLHIS deve ser participativo para que o produto final seja fruto de um trabalho pactuado com representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias e técnicos”, encerrou.