Votuporanga sedia capacitação sobre a importância do COMTUR para o desenvolvimento do turismo
Encontro foi conduzido por Jarbas Favoretto, presidente executivo da AMITur
Votuporanga sediou, na última segunda-feira (2/6), no Parque da Cultura, uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com foco no fortalecimento da atividade turística e no papel estratégico dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR). O evento reuniu conselheiros de Votuporanga e representantes do COMTUR do município de Cardoso. A formação contou com a presença de autoridades locais, da presidente do COMTUR de Votuporanga, Danielle Pierini, de membros da sociedade civil e do público interessado.
A capacitação foi conduzida por Jarbas Favoretto, presidente executivo da AMITur (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo) e conselheiro estadual de turismo há 54 anos. Avaliador técnico do ranqueamento dos Municípios de Interesse Turístico (MIT), Jarbas trouxe um panorama sobre as políticas públicas de fomento ao turismo no Estado de São Paulo, além de compartilhar experiências e boas práticas do setor.
Durante o encontro, Favoretto destacou que Votuporanga obteve pontuação máxima no item referente ao Conselho Municipal do último ranqueamento do MIT, concluído em 2024, reforçando o protagonismo do município na estruturação da gestão e valorização e de seu potencial turístico.
Ao longo do evento, foram abordados temas como a importância do turismo como atividade econômica e a necessidade de integração entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para ampliar os investimentos no setor. Conselhos atuantes como o COMTUR foram apontados como ferramentas essenciais para o desenvolvimento participativo e sustentável, por contribuírem na formulação, execução e fiscalização das políticas públicas de turismo, fortalecendo o setor e possibilitando o acesso a recursos estaduais e federais.
O turismólogo Alexandre Miotto, responsável pelo departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo, ressaltou os diferenciais de Votuporanga. “Nossa cidade possui grande estrutura para sediar eventos de grande porte, que movimentam a economia local e atraem públicos variados. Além disso, temos atrativos como o Parque da Cultura, praças, feiras tradicionais, igrejas históricas e espaços gastronômicos que valorizam nossa identidade e hospitalidade”, afirma.
Miotto também destacou o turismo de negócios e os setores industriais, comerciais, rurais e alimentícios como grandes impulsionadores da economia turística local. “Convido todos a conhecerem os atrativos da cidade. Todas as informações estão disponíveis no site oficial do Turismo. Também estamos à disposição para orientar e tirar dúvidas da população.”
A secretária de Cultura e Turismo, Janaína Silva, reforçou a importância da capacitação. “Votuporanga é referência regional em infraestrutura, rede hoteleira e serviços em geral. Nosso turismo de eventos e negócios é consolidado, ações como essa nos ajudam a abrir caminhos para novas alternativas e experiências turísticas,” finaliza.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3405-9670 ou no site turismo.votuporanga.sp.gov.br.