Prefeitura e Governo do Estado formalizam adesão à programa de capacitação para mulheres com deficiência
Programa tem como objetivo capacitar essas mulheres em temas como Trabalho, renda e autonomia financeira; Prevenção à violência; Empoderamento, Autoestima e Liderança; e Direitos Afetivos Sexuais e Reprodutivos
O prefeito Jorge Seba e a primeira-dama Rose Seba recepcionaram, nesta quinta-feira (27/6), o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, para o lançamento do programa TODAS in-Rede em Votuporanga. Participaram do ato, realizado no Parque da Cultura, o deputado estadual, Carlão Pignatari; os vereadores Djlama, Jezebel, Nilton Santiago e Emerson Pereira; a secretária de Direitos Humanos, Karolline Bianconi; e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Elói Novaes Marques.
A coordenadora do programa no Estado, Caroline dos Reis, iniciou com uma apresentação sobre o cenário atual de Votuporanga, informando que há mais de 7,4 mil pessoas com deficiência, sendo 64% do sexo feminino. Entre as vulnerabilidades vivenciadas por este público estão a baixa escolaridade, baixa inclusão no mercado de trabalho e violência.
Para contribuir com a autonomia e inclusão desse público, o prefeito Jorge Seba assinou o Protocolo de Intenções com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, que tem como objetivo capacitar essas mulheres nos seguintes eixos: Trabalho, renda e autonomia financeira; Prevenção à violência; Empoderamento, Autoestima e Liderança; Direitos Afetivos Sexuais e Reprodutivos. Criado em 2020 pela SEDPcD, o TODAS in-Rede disponibiliza os cursos gratuitos de forma on-line.
Segundo a Secretaria responsável pelo programa, Votuporanga passa a ser a 84ª cidade paulista a receber ações do programa TODAS in-Rede. “Essa iniciativa é fundamental para promover a capacitação e inclusão gratuita, proporcionando novas oportunidades e melhorando a qualidade de vida dessas mulheres”, disse o prefeito Jorge Seba.
“Esta parceria reforça o empenho do município em possibilitar a independência financeira e pessoal das mulheres com deficiência, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva para todos. São muitos os desafios enfrentados pelas mulheres com deficiência, e o TODAS in-Rede visa somar esforços para enfrentá-los”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Mais informações no site: www.todasinrede.sp.gov.br.