16 ABR 2024
Defesa Civil: equipe de Votuporanga participa de treinamento contra incêndios

Defesa Civil: equipe de Votuporanga participa de treinamento contra incêndios

Capacitação faz parte do cronograma de ações da Operação SP Sem Fogo 2024

A equipe da Defesa Civil da Prefeitura de Votuporanga está participando, nesta terça (16/4) e quarta-feira (17/4), da Oficina Preparatória da Operação SP Sem Fogo 2024, em São José do Rio Preto. Na ocasião, está sendo oferecida uma capacitação para operação estiagem, prevenção e controle ao fogo rasteiro em vegetação e também treinamento para os agentes de brigada. Participaram do treinamento os servidores municipais Ademilson (Branco), Edmar da Costa, Aderson Cuin, Adauto e Wellington (Zinho).

Pesquisas apontam que incêndios florestais figuram entre as mais sérias ameaças à biodiversidade, sobretudo quando afetam ecossistemas que não são adaptados ao fogo, provocando degradação da vegetação nativa, morte de animais silvestres, diminuição da fertilidade do solo, além de propiciarem redução da qualidade e quantidade de recursos hídricos, entre outros agravantes.

Operação:
A Operação São Paulo Sem Fogo é composta por quatro programas integrados e complementares: Prevenção, Controle, Monitoramento e Combate.

Programa de Prevenção: atua nas potenciais causas e riscos de incêndios, buscando limitar sua ocorrência e antecipar a tomada de decisões.

Programa de Controle: tem o objetivo de disciplinar o emprego do fogo, por meio da queima controlada, bem como executar ações de fiscalização das licenças emitidas, de queimadas irregulares e de incêndios florestais.

Programa de Monitoramento: tem o objetivo de acompanhar diariamente os focos de incêndios e queimadas, bem como as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco de fogo, emitir alertas e fornecer bases de dados como subsídio aos órgãos participantes da Operação SP Sem Fogo.

Programa de Combate: abrange as ações para impedir que o fogo se alastre, quando identificada ocorrência de incêndio, e envolve a integração de todas as instituições da Operação: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, brigadas municipais e das Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, além de parceiros.