10 ABR 2024
TRÂNSITO, TRANSPORTE E SEGURANÇA
IPEM realizará verificação de taxímetros em Votuporanga de 22 a 26 de abril
IPEM realizará verificação de taxímetros em Votuporanga de 22 a 26 de abril

Profissionais devem comparecer ao local com carteira de motorista, documentos do veículo, alvará municipal e guia do IPEM paga, que pode ser retirada no site do IPEM

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança da Prefeitura de Votuporanga informa que o IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) estará na cidade para verificação anual dos taxímetros de 22 a 26 de abril, das 9h às 11h30 e das 13h às 14h30. O local da verificação será na Av. Emílio Arroyo Hernandes, nº 3000, no bairro Pozzobon.
Os serviços precisam ser agendados no site do Ipem-SP www.ipem.sp.gov.br, tanto para "Verificação" como para "Outros Serviços". Por exemplo, troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro e atraso de verificação. Lembrando que o taxista está sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro.

O objetivo da verificação periódica dos taxímetros é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde ao trajeto percorrido pelo veículo, com base na distância e no tempo gasto, e abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros).

O serviço será realizado pela equipe da regional do IPEM de São José do Rio Preto. Os trabalhadores devem comparecer ao local com carteira de motorista, documentos do veículo, alvará municipal e guia do IPEM paga, que pode ser retirada no site do órgão.

Taxímetro

O aparelho deve estar sempre ligado nas corridas realizadas dentro da cidade, sob pena de multa que varia de 100 a 1000 UFM (Unidades Fiscais do Município), sendo que o valor de cada UFM é de R$ 4,9708.

As bandeiras 1 e 2 devem ser respeitadas de acordo com os dias. A bandeira 1 é utilizada das 6h às 18h, de segunda a sexta-feira, no valor de R$ 4,50 por km. Ainda durante a semana, a bandeira 2 é utilizada das 18h às 6h e também aos sábados, entre 12h e 6h de segunda-feira, no valor de R$ 5,50 por km.

Caso o taxímetro não esteja ligado, a orientação é que o passageiro registre a denúncia na Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança com o modelo e placa do veículo. A pasta está localizada na Rua Santa Catarina, 3747, Patrimônio Velho. Mais informações pelo (17) 3422-3042.