10 MAR 2022
SAEV AMBIENTAL
Saev Ambiental inicia operação para a troca do conjunto motobomba do poço profundo do Sistema Oeste
Painéis contando história da Saev Ambiental serão expostos no Centro de Cultura e Turismo a partir da próxima segunda

Mostra reúne imagens antigas e atuais, apresentando a evolução do saneamento na cidade, e o desenvolvimento da Autarquia nos 53 anos de existência

Com o apoio da Secretaria da Cultura e Turismo, da Prefeitura de Votuporanga, a Saev Ambiental realiza a partir da próxima segunda-feira (14/3) uma exposição de painéis fotográficos que contam parte da história da Autarquia nesses 53 anos de fundação. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a mostra estará aberta ao público, no 1º piso do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Afagalli”.

A exposição reúne imagens antigas e atuais, mostrando a evolução do saneamento na cidade, e o desenvolvimento da Autarquia, que atualmente também é responsável pela área do meio ambiente em Votuporanga.

“Levar a Saev Ambiental para perto das pessoas, para que conheçam um pouco dessa história fundamentada em adversidades superadas e de sucesso, é o que buscamos apresentar por meio da exposição. Nessas cinco décadas de existência, centenas de servidores passaram pela Autarquia, deixando a sua marca e ajudando a construir uma trajetória tão exitosa”, explica o superintendente da Saev Ambiental, Antônio Alberto Casali.

A mostra foi lançada nas festividades de aniversário da Saev, em dezembro do ano passado. Em seguida, foi exposta ao público no pátio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “A Saev é um patrimônio da nossa cidade, e nada mais justo que oportunizar a apresentação da mostra. A Secretaria da Cultura sempre abre as suas portas para entregar à população atividades de conteúdo cultural, educativo e artístico com excelente qualidade”, ressalta a secretária da Cultura e Turismo do município, Janaína Silva.

O Centro de Cultura e Turismo está localizado no Parque da Cultura, na Avenida Francisco Ramalho de Mendonça nº 3112 - Jardim Alvorada.

A exposição da Saev Ambiental deverá permanecer no CIT até o mês de junho deste ano.

Prevenção à Covid-19
A Secretaria da Cultura e Turismo destaca a importância das normas preventivas como forma de reduzir as chances de propagação da Covid-19, que devem ser seguidas durante a visitação, como o uso obrigatório de máscara facial, distanciamento social e higienização das mãos com álcool em gel.

História
A Saev Ambiental foi fundada no dia 5 de dezembro de 1968. No ano de 1960, na administração do prefeito Dalvo Guedes, pelo decreto Lei nº 1.057/68 e consolidada pela lei municipal nº 1.072 do dia 30 de dezembro de 1968, tendo como seu primeiro superintendente, Frutuoso Martins Jurenti.

Entretanto, a sua história começou em 1953, ano em que a Prefeitura providenciou estudos para um sistema de abastecimento e fez o pedido de verbas ao Governo do Estado. Nesta mesma época, amostras da água da cidade foram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.