21 MAR 2024
Região do Pacaembu recebe Mutirão contra a Dengue neste sábado, das 7h às 13h
Região do Pacaembu recebe Mutirão contra a Dengue neste sábado, das 7h às 13h

Na próxima semana, nas noites de terça-feira (26/3), quarta-feira (27/3) e quinta-feira (28/3), das 18h às 22h, os mesmos bairros receberão nebulização noturna

Moradores dos bairros Belo Horizonte I e II, Vida Nova Votuporanga III e Parque Residencial Anna Munhoz Alvares, conhecidos como Pacaembu, serão visitados, neste sábado (23/3), das 7h às 13h, pelos agentes de saúde em mais uma edição do Mutirão contra a Dengue. O trabalho de orientação dos moradores e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti segue sendo intensificado nas áreas com maiores incidências da doença.

Na próxima semana, nas noites de terça-feira (26/3), quarta-feira (27/3) e quinta-feira (28/3), das 18h às 22h, estes mesmos bairros receberão nebulização noturna. A ação consiste em fortalecer as demais medidas que vêm sendo adotadas com o objetivo principal de eliminação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Prevenção
O trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população. Além da prevenção realizada durante o ano todo pela Prefeitura, é necessário também a conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas preventivas e manter os cuidados permanentemente em seus domicílios.

A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d'agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.

Informe Dengue
Os números de casos de Dengue e Chikungunya são atualizados em tempo real e podem ser consultados no aplicativo Conecta Votuporanga e também no site da Prefeitura. O novo módulo do app também mostra o mapa de risco da doença nos bairros, assim, os moradores podem consultar se o local onde mora e trabalha estão sendo alvos do mosquito Aedes aegypti.

Os cidadãos também podem denunciar possíveis focos de criadouros do mosquito, que será encaminhado para Ouvidoria Geral e para a Secretaria da Saúde. Sintomas da doença, bem como os sinais de alerta, formas de prevenção, vídeos com informações sobre a Dengue e locais de atendimento também estão disponíveis no app.