15 FEV 2024
DIREITOS HUMANOS
Secretaria de Direitos Humanos trabalha redução de danos com população em vulnerabilidade social

Ação teve início no Carnaval e seguirá até dezembro, com distribuição de kits contendo preservativos e panfletos; foco é combater infecções sexualmente transmissíveis

A Secretaria de Direitos Humanos iniciou, na última semana, uma campanha permanente de conscientização sobre o uso de preservativos com o objetivo de se combater o HIV e as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

Os públicos a serem atingidos na campanha são pessoas em vulnerabilidade social, como por exemplo a população LGBTQIA+, egressos do sistema prisional, dependentes químicos, as que estão em situação de rua e população em geral.

O secretário Emerson Pereira explicou que a campanha seguirá até dezembro, com a proposta de trabalhar a redução de danos, ou seja, propor reflexão para reduzir estatísticas de pessoas contaminadas.

“É importante levar conscientização a todo público, pois é um direito de todos saberem que existem métodos para se evitar doenças sexualmente transmissíveis, já que a taxa de contaminação ainda é alta”, disse.

A equipe estará em entidades, órgãos públicos, e irá realizar também abordagens com profissionais do sexo, população LGBTQIA+, pessoas em situação de rua, distribuindo kits contendo preservativos e panfletos.

A campanha é desenvolvida em parceria com a Secretaria da Saúde, que disponibilizou os materiais.