01 FEV 2024
DIREITOS HUMANOS
Seminário debate ações de enfrentamento à violência

Seminário debate ações de enfrentamento à violência

Objetivo foi debater iniciativas e promover a cultura de paz, respeito, empatia, tolerância e cooperação

A Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Votuporanga realizou o 1º Seminário da Não Violência nesta quinta-feira (1/2). O tema deste ano foi a comunicação não violenta e seus benefícios, e teve como objetivo debater iniciativas de enfrentamento à violência, promovendo a cultura de paz, respeito, empatia, tolerância e cooperação. Estiveram presentes profissionais da educação, saúde, assistência social e população em geral.

O secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, destacou que sempre trabalhou o Dia Mundial da Não Violência, lembrado em 30 de janeiro, nas políticas públicas da pasta. Segundo Emerson, em pleno século 21 e com tantos avanços sociais, são inaceitáveis condutas violentas, racistas, bullying e outras atitudes preconceituosas.

"Nossa Secretaria é um canal para recebimento de denúncias e encaminhamento para os órgãos competentes. Queremos estimular a população a denunciar e nos ajudar a dar um basta na violência. Estamos debatendo iniciativas para construirmos juntos uma cultura de paz", falou.

O evento contou com a parceria da Escola do Legislativo "Dr. Roberto de Lima Campos" da Câmara Municipal de Votuporanga e também do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN).

O atual presidente do CPDCN, Moisés de Matos, frisou que a família tem papel fundamental no combate à violência. "O ambiente familiar também é fonte de aprendizado. Proporcionar uma educação baseada no cuidado, afeto e longe de todas as formas de agressões, também é um dos papéis das famílias no combate à violência".

Representando o prefeito Jorge Seba, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Seba, deixou uma mensagem de incentivo a todos. "Precisamos de um mundo melhor e estamos fazendo a nossa parte", falou.

Também estiveram presentes no evento o vereador Chandelly e a coordenadora da Controladoria Geral do Município, Fabiana Lopes.

Ministraram palestras o coordenador pedagógico do SENAC Votuporanga, Edel Barboza, e o capitão da Polícia Militar de Votuporanga, André Navarrete.