31 JAN 2024
Secretaria de Direitos Humanos é referência para Santa Albertina
Secretaria de Direitos Humanos é referência para Santa Albertina

Município implantou Secretaria de Direitos Humanos e profissionais vieram conhecer os trabalhos e políticas públicas desenvolvidas em Votuporanga

A Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Votuporanga se tornou referência em políticas públicas para as minorias, temáticas de gênero e raciais, projeto emergencial de auxílio-desemprego, atendimento à população, entre outros. Única na região, a pasta tem atraído a atenção por promover a garantia de direitos humanos para os mais diversos segmentos da sociedade.

Na última terça-feira (30/1), o secretário titular da pasta, Emerson Pereira e o prefeito Jorge Seba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Seba, recepcionaram lideranças municipais de Santa Albertina, localizada no noroeste paulista. O objetivo da visita foi o de conhecer todo trabalho desenvolvido pela pasta, uma vez que, na respectiva cidade, foi implantada recentemente uma Secretaria de Direitos Humanos.

A visita contou com a presença de servidores daquela cidade como Livânia Lopes Brasan, responsável por assumir a pasta este ano; da secretária de Assistência Social, Daniele Vello Sabadin; e também da assistente social Tatiane Pereira Gonçalves.

A equipe conheceu toda estrutura da secretaria, passando pelos setores de direitos humanos, de proteção a pessoas com deficiência e reintegração social e cidadania. Além disso, tiveram acesso aos conselhos municipais vinculados à pasta, como de Defesa dos Direitos Humanos (CMDDH); de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN) e Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD).

O secretário Emerson Pereira falou sobre a articulação da pasta com os órgãos da administração municipal, entidades e a sociedade civil. "Nossa secretaria constrói pontes, buscando sempre a excelência no atendimento aos que mais precisam. Em 10 anos de criação, conseguimos construir uma Secretaria que luta pelos direitos dos menos favorecidos, contribuindo para uma sociedade mais justa", falou.

Presente na recepção, o prefeito Jorge Seba aproveitou o momento para desejar boa sorte na implantação da Secretaria de Direitos Humanos em Santa Albertina. "Quando assumimos em 2021, estruturamos a Secretaria de Direitos Humanos, dando todo suporte necessário para a realização dos trabalhos. Vocês vieram aprender no lugar certo", encerrou.

Ao fim da visita, Livânia ficou admirada ao conhecer a Secretaria de Direitos Humanos e destacou a impressão que teve do serviço disponível. "Eu pude aprender na prática o grande trabalho realizado em Votuporanga. O que mais me marcou foi a humanização, o carinho no atendimento aos que mais precisam. Com certeza irei levar ideias e sugestões para Santa Albertina".