26 JAN 2024
Conselho Tutelar realiza mais de 11 mil atendimentos em 2023

Conselho Tutelar realiza mais de 11 mil atendimentos em 2023

Membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos receberam a atual presidente, Cristiana Pereira, para conhecerem o trabalho do órgão, que está vinculado administrativamente na Secretaria de Direitos Humanos

O Conselho Tutelar de Votuporanga prestou 11.208 atendimentos à população em 2023. O órgão, que é vinculado administrativamente à Secretaria de Direitos Humanos, está atento para cumprir com eficácia sua missão: garantir e defender os direitos da criança e do adolescente.

A equipe, recentemente, prestou contas de todas as ações, atendimentos e trabalhos realizados no ano passado para o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos (CMDDH), em reunião ordinária realizada no dia 16 de janeiro. O CMDDH possui sede na Secretaria de Direitos Humanos.

A presidente do Conselho Tutelar, Cristiana Aparecida de Souza Pereira, apresentou o balanço de 2023, onde foram esclarecidas dúvidas sobre o que é de competência do Conselho Tutelar e o que cabe às outras áreas, como família, saúde, educação, entre outros assuntos.

Entre os destaques, estão 1.520 atendimentos no Conselho Tutelar; 757 registros de alunos faltosos; 236 encaminhamentos e requisições para serviços da rede (CRAS, CREAS e entidades). Em 2023 foram feitos ainda 21 acolhimentos; 1.482 notificações e 1.594 visitas domiciliares.

O secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, destaca o trabalho da equipe. "Temos cinco membros escolhidos pela população local para zelarem pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente do município. Todos são capacitados a realizarem um excelente atendimento no que a população precisar".

O presidente do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, Edmar da Costa, assim como os demais conselheiros de Direitos Humanos, destacou a produtividade da reunião, uma vez que todos puderam conhecer de perto as ações desenvolvidas. "O espaço sempre estará disponível para todos e nosso trabalho é contribuir".

Plantão
O telefone para denúncias do plantão do Conselho Tutelar é o (17) 98134-5442.
Dentre suas atribuições, os principais objetivos do conselho são zelar pelo cumprimento de direitos de crianças e adolescentes e garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos.

As medidas devem ser aplicadas em relação às crianças e adolescentes, aos pais ou responsáveis, às entidades de atendimento, ao Poder Executivo, à autoridade judiciária, ao Ministério Público e às suas próprias decisões.

O Conselho Tutelar está localizado na rua Tietê, nº 3.059 (Santa Eliza) e os telefones são (17) 3422-2288 e 3422-4468, além do contato do plantão através do número (17) 98134-5442.

Estatística de janeiro a dezembro de 2023 do Conselho Tutelar de Votuporanga:

Acolhimento   21

Advertência    471

Alunos faltosos           757

Atendimento no Conselho Tutelar     1.520

Ato infracional            0

Autorização para matricular na escola e creche sem guarda 79

Auxílio a hospitais, PSF, UPA, UBS, AME 274

Auxílio a outro Conselho Tutelar      183

Auxílio a delegacia     64

Auxílio ao judiciário   37

Autorização para fazer o RG 49