07 NOV 2023
Inscrições para compor o Conselho Municipal da Comunidade Negra estão abertas
Inscrições para compor o Conselho Municipal da Comunidade Negra estão abertas

Interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 14 de novembro na Secretaria de Direitos Humanos; edital completo foi publicado no Diário Oficial

O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN) informa que está com inscrições abertas para o processo de eleição da sociedade civil. O edital completo foi publicado no Diário Oficial do município na edição extra do dia 6 de novembro. O Conselho está vinculado à Secretaria de Direitos Humanos.

As inscrições seguem até o dia 14 de novembro. Os novos membros estarão aptos a desenvolverem suas funções na gestão 2023-2025.

A Secretaria Executiva dos Conselhos da Secretaria de Direitos Humanos ficará responsável pelo recebimento da documentação dos interessados. A pasta fica na rua São Paulo nº 3741, centro. O telefone para mais informações é o (17) 3422-2770.

Podem se inscrever negros, afrodescendentes e indígenas; pessoas interessadas e colaboradores na cultura negra; e outros que tenham por objetivo a defesa dos direitos humanos, seja qual for o seguimento.

Serão necessárias as seguintes documentações: comprovante de residência no município de Votuporanga; e documentos pessoais (RG e CPF), que devem ser entregues na Secretaria de Direitos Humanos.

A eleição e composição da mesa diretora ocorrerão no dia 22 de novembro, na Secretaria de Direitos Humanos, às 14h. A posse será no dia 24 de novembro de 2023, às 8h, com todos os inscritos e aptos a comporem o Conselho, na Câmara Municipal, durante o evento do 5º Seminário da Diversidade 2023 "Políticas Públicas LGBTQIA+ e Letramento Racial".

O secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, destaca que o Conselho da Comunidade Negra atua em ações de articulação, proposição e acompanhamento de políticas públicas de combate ao racismo, à discriminação racial, e de promoção da igualdade racial, sendo este de grande importância para a sociedade.
"Contamos ainda com o apoio do prefeito Jorge Seba, que sempre nos garante suporte em todas as ações da Secretaria".

O presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Edwaldo Pereira da Silva, destaca que toda sociedade precisa entender a importância de fortalecer o Conselho para  contribuir na defesa dos direitos da população negra. "Vamos manter este Conselho vivo, atuante e com árduo empenho de fazer a diferença em nossa sociedade", falou.