18 SET 2023
GABINETE
SAEV AMBIENTAL
CIDAS recebe Usina Móvel de Reciclagem de Resíduos de Construção Civil

Veículo foi conquistado junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição

O prefeito de Votuporanga e atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável (CIDAS), Jorge Seba, recebeu do gerente administrativo do consórcio, Ricardo Flores Gatto, na manhã desta segunda-feira (18/9), a Usina Móvel de Reciclagem de Resíduos de Construção Civil que vai atender os 15 municípios consorciados. A entrega oficial da chave da carreta ocorreu durante a assembleia do CIDAS realizada no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura, em Votuporanga.

O veículo foi conquistado junto ao Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) e do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). A Usina Móvel tem capacidade para triturar 80 toneladas por hora, proporcionando destinação correta aos resíduos da construção civil. O equipamento ficará à disposição dos municípios consorciados de acordo com as necessidades de cada um.

Entre as autoridades presentes na assembleia estavam o deputado estadual Carlão Pignatari; o superintendente da Saev Ambiental, Gustavo Vilela; o presidente da Câmara de Vereadores de Votuporanga, Daniel David; os prefeitos de Álvares Florence, Adilson Batista Leite; de Valentim Gentil, Adilson Segura; de Parisi, Oclair Barão Bento; de Pedranópolis, Marcos Adriano da Silva; e de Cosmorama, Luís Fernando Gonçalves, conhecido como Bigo; além de técnicos dos entes consorciados.

De acordo o prefeito de Votuporanga e atual presidente do CIDAS, o objetivo do consórcio é promover a união de gestões municipais para desenvolver e executar ações e projetos socioambientais, principalmente no tratamento e na destinação ambientalmente correta de resíduos sólidos. “Hoje, entregamos esta carreta, que é uma Usina Móvel, que será crucial na coleta e destinação ambientalmente dos resíduos da construção civil. Desta forma, diminui-se também, consideravelmente, a quantidade de resíduos destinados aos tradicionais aterros sanitários”, afirmou Jorge Seba.

O consórcio é formado, atualmente, por 15 municípios do Noroeste Paulista: Votuporanga, Américo de Campos, Pontes Gestal, Paulo de Faria, Cardoso, Álvares Florence, Parisi, Pedranópolis, Meridiano, Valentim Gentil, Sebastianópolis do Sul, Riolândia, Cosmorama, Macaubal e Monções.

18/09/2023
Fotos: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Votuporanga