10 AGO 2023
CULTURA E TURISMO
FLIV
FLIV 2023 recebe a escritora Maria José Silveira e o 'artivista' Thiago Cóstackz nesta sexta-feira

Programação também é marcada pelo show da cantora Lilian Jardim, que interpreta canções eternizadas por Cássia Eller

O Festival Literário de Votuporanga (FLIV) segue, nesta sexta-feira (11/8), com bate-papo envolvendo a escritora goiana Maria José Silveira e o "artivista" Thiago Cóstackz. O bate-papo será às 19h, no Cine Fliv, e terá mediação do jornalista, ator e curador musical Hárlen Felix.

Escritora, editora e tradutora, Maria José conquistou o prêmio revelação da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 2002, com o romance "A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas" (Editora Globo). O livro já ganhou edições nos Estados Unidos, Itália e França.

Autora de oito romances, a escritora goiana também foi finalista, em 2021, dos prêmios Oceanos e Jabuti com o livro "Maria Altamira" (Instante). Ela também é autora de duas peças teatrais que já foram alvo de várias montagens no Brasil.

Já Cóstackz é artista plástico multimídia, documentarista, escritor, letrista e ativista ambiental. Artista incansável, esteve envolvido, nos últimos 12 anos, em mais de 70 ações pelo Brasil e em países como Alemanha, Rússia, Dinamarca, Islândia, Holanda, EUA, Inglaterra, Groenlândia e Itália. Seu nome tem sido associado a grandes realizações e a astros internacionais, como Roger Waters (ex-Pink Floyd), que o escolheu para realizar uma intervenção invocando questões ambientais e de direitos humanos no aclamado show "The Wall", para 70 mil pessoas no Brasil, em 2012.

No FLIV 2023, Cóstackz também exibe, às 18h, no Cine Fliv, o documentário "Terra de Frente", que trata da situação ambiental do mundo na atualidade. O longa intercala cenas de paisagens com falas de cientistas brasileiros e europeus, além da participação de personalidades como a líder indígena Sônia Guajajara e ativistas.
O "artivista" pertence ao povo indígena Potiguara Ibirapi, do Vale do Ceará-Mirim, no nordeste brasileiro. Também é ativista dos direitos LGBTQIA+ e membro do C2H - Cóstackz & Hjörvar, duo musical que forma com o artista islandês Hjörvar.

Música e lançamento de gibi
A sexta-feira (11/8) do FLIV 2023 também é marcada pelo show da cantora Lilian Jardim, que interpreta canções eternizadas pela voz de Cássia Eller (1962-2001). Outro show que movimenta a programação é o do grupo de pagode votuporanguense Por Acaso, além do DJ Set Hárlen Felix, que fecha a noite com a Baladinha Cultural.

Nesta sexta (11/8), às 10h, haverá o lançamento do gibi "Pet não é brinquedo" (Sênior Editora), do veterinário Alex de Alcântara. De forma descontraída, ele simplifica a linguagem técnica de cuidados veterinários e promove o cuidado integral dos animais de estimação.

O Festival Literário de Votuporanga é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento tem patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.

13º Festival Literário de Votuporanga
Programação da sexta-feira (11/8)

8h às 22h - FlashXperience: o melhor da internet e games | Quintal Fliv
8h às 22h - Exposição 'Retratos' (Edgard Andreatta) | Piso 1