10 AGO 2023
CULTURA E TURISMO
FLIV
FLIV 2023 tem bate-papo com a escritora Auritha Tabajara e espetáculo 'corpomáquina' nesta quinta

Primeira cordelista indígena do Brasil, escritora, poeta e contadora de histórias participa de bate-papo mediado por Aliana Lopes Câmara

Primeira cordelista indígena do Brasil, a cearense Auritha Tabajara compartilha suas histórias no Festival Literário de Votuporanga (FLIV) nesta quinta-feira (10/8), às 19h30, em bate-papo no Cine Fliv. A troca com a escritora, poeta e contadora de histórias será mediada pela educadora e pesquisadora Aliana Lopes Câmara, de São José do Rio Preto.

Entre os livros lançados por Auritha, a publicação "Magistério Indígena em Verso e Poesia" já foi considerada de leitura obrigatória nas escolas da rede estadual do Ceará. Sua participação no FLIV 2023 reforça a representatividade indígena que predomina na programação da 13ª edição do evento.

O teatro também tem destaque na programação do FLIV 2023 nesta quinta-feira (10/8). A coletivo Robo.art, de Rio Preto, apresenta, às 20h30, no Palco Praça, o espetáculo "corpomáquina", que promove o diálogo entre arte e mídias tecnológicas.

Protagonizado pelo dançarino Vinícius Paquitinho Francês, "corpomáquina" explora as fronteiras entre o corpo e a máquina, propondo uma reflexão sobre o limite entre o biológico e o sintético, e sua inevitável fusão proporcionada pela busca incessante da transcendência das limitações do ser humano.

Outro espetáculo que marca o FLIV 2023 nesta quinta (10/8) é "Maruja: nem tão bela, nem tão bruxa", protagonizado pela artista Maria Victoria Zerpa. Ela dá vida à Maruja, uma palhaça elegante, provocadora e de rua que, cansada dos barulhos diários, resolve se tornar a nota de silêncio do cotidiano.

Contação de histórias
Uma intensa programação com oficinas e contação de histórias é reservada para as crianças no FLIV 2023 nesta quinta-feira (10/8). Entre elas, estão "Nossa casa, nossa terra!", com a Entre Aspas Cia. Teatral, "Awalé – Histórias para plantar e colher", com a contadora Dani Ribeiro, "Conto da Iara", com a Cia. Paralenda, e "Contar e Cantar", com Karen Rodrigues.

Para toda a família, o FLIV 2023 terá mais uma apresentação de "A magia do circo", espetáculo circense do coletivo Circo Show, de São Paulo. A apresentação tem a participação de mágicos, equilibristas, palhaços, entre outras atrações.

A música também se faz presente no FLIV 2023, que receberá, nesta quinta (10/8), a banda musical Zequinha de Abreu, de Votuporanga, além do projeto de MPB "Ritmos e Cores do Brasil", que passeia por diferentes estilos que fazem parte da musicalidade brasileira.

13º Festival Literário de Votuporanga (FLIV)
Programação de quinta-feira (10/8)

8h às 22h - FlashXperience: o melhor da internet e games | Quintal Fliv
8h às 22h - Exposição 'Retratos' (Edgard Andreatta) | Piso 1