04 AGO 2023
CULTURA E TURISMO
FLIV
FLIV movimenta o feriado de aniversário de Votuporanga com show dos Paralamas do Sucesso e atrações para toda família

Décima terceira edição do Festival Literário de Votuporanga tem início neste domingo (6/8), no Parque da Cultura, oferecendo uma programação com cerca de 400 atividades e atrações

A décima terceira edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV) tem início neste domingo (6/8), às 20h, no Parque da Cultura, oferecendo uma programação com mais de 400 atividades e atrações para toda a família. A abertura oficial da décima terceira edição será feita pelo prefeito de Votuporanga, Jorge Seba, e pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Janaína Cristina da Silva. Neste ano, o festival tem como tema "Sustentar mundos, carregar sonhos", destacando a leitura como um hábito sustentável.

Para marcar as comemorações do aniversário da cidade, haverá show da banda Os Paralamas do Sucesso nesta segunda-feira (7/8), às 20h30.

Entre os destaques dos três primeiros dias do FLIV 2023 estão a abertura das exposições "Timeless", do fotógrafo Marcelo Tinoco, e "Retratos", do artista visual e grafiteiro Edgard Andreata, que ficarão em cartaz até o último dia do evento (13/8). Neste domingo (6/8), também haverá show do trio Old Chevy e da cantora Taí Aragão, além de Baladinha Cultural com o DJ Set Hárlen Félix.

Outro destaque é a exposição realizada pelo Senac SP sobre a São Paulo Fashion Week, a maior semana de moda do calendário brasileiro. A exposição, que ocupará o espaço do Museu Interativo, reúne 200 looks que já brilharam nas passarelas da SPFW.

Na segunda-feira (7/8), véspera do aniversário de Votuporanga, além de Os Paralamas do Sucesso, também haverá apresentação da Camerata Villa-Lobos e do grupo Pano Pra Manga, além de intervenção poética do escritor Rodrigo Ciríaco, que abre a programação do Cine Fliv, espaço que abrigará os bate-papos com autores e artistas convidados da décima terceira edição.

Na terça-feira (8/8), às 17h, o Cine Fliv promove bate-papo com Robertinha, estudante do projeto Valquírias World, de São José do Rio Preto. Também haverá apresentação do Coral de Violas "A Voz do Sertão", do Trio Engrenagens Novo Ciclo e da banda GPlay, além do espetáculo "Traiu ou não traiu: o julgamento de Capitu", com IFSP Campus Votuporanga.

Para toda a família
O Fliv 2023 reserva uma série de atividades para as crianças e para toda a família. Neste ano, a novidade fica por conta do Circo Show Fliv, que abrigará contação de histórias, apresentações artísticas e oficinas. Ele se junta aos mais de dez espaços que movimentam a décima terceira edição até o próximo dia 13 deste mês.

As visitas das caravanas escolares são o ponto alto do FLIV, que neste ano recebe estudantes de aproximadamente 80 cidades da região. O agendamento de visitas escolares pode ser feito pelo telefone (17) 3405-9670 (ramal 214). "São a partir dessas visitas que o Fliv cumpre com a sua função principal, que é a de estimular o hábito da leitura por meio de atividades que envolvem arte, cultura e convívio social", destaca a secretária de Cultura e Turismo de Votuporanga.

O Festival Literário de Votuporanga é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento tem patrocínio da SAEV Ambiental e apoio da Amigos da Arte - Organização Social de Cultura, Poiesis Instituto de Apoio à Cultura e a Literatura, Museu da Imagem Som e SP Leituras. Colaboração: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Neoenergia Elektro, Sesc, Senac, Biblion e Tudo Vira Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.

13º Festival Literário de Votuporanga
Programação de 6 a 8 de agosto

Domingo (6/8)
20h às 22h -  Livraria Espaço | Editora e Livrarias