26 JAN 2023
Prefeitura realiza primeira ação do ano contra a Dengue neste sábado
Prefeitura realiza primeira ação do ano contra a Dengue neste sábado

Equipes da Vigilância Ambiental farão visitas domiciliares a partir das 8h; necessário também conscientização e colaboração da própria comunidade

A Prefeitura de Votuporanga, sempre atenta na prevenção contra a Dengue, principalmente nessa época do ano de constantes chuvas de verão e altas temperaturas, realizará a primeira ação do ano no próximo sábado (28/1), a partir das 8h, através de visitas domiciliares dos Agentes de Combate às Endemias. O objetivo das equipes da Vigilância Ambiental é oportunizar o acesso aos locais de difícil vistoria durante a semana, por meio do controle de criadouros e eliminação de focos do mosquito.

Além do trabalho de prevenção realizado o ano todo pela Prefeitura, é necessário também conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas de combate, como por exemplo, a limpeza de quintais e terrenos. A incidência do período chuvoso também favorece de forma mais rápida o crescimento do mato que, somado ao descarte irregular de lixo e entulhos em lotes vazios, contribui para a proliferação do Aedes aegypti e surgimento de animais peçonhentos, como escorpiões.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, desde o começo do ano até o momento em Votuporanga, já foram registrados 4 casos positivos de Dengue, 32 picadas de escorpiões e nenhum óbito para ambas situações.

Samara Fernandes, chefe de Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, explica que com o cenário atual a expectativa é de aumento de casos. "Com tanto calor e chuva nessa época típica de verão, muitos imóveis acumulam água que acabam servindo de criadouros para as larvas dos mosquitos e, infelizmente, a expectativa é de aumentos de casos nos próximos meses. Precisamos que a população colabore com o serviço, verificando o quintal pelo menos uma vez na semana para eliminar os locais que possam acumular água parada e assim evitar a proliferação do mosquito".

Para denúncias de quintais e terrenos sujos com entulhos ou mato alto, é só entrar em contato com a Vigilância Ambiental através do 0800-770-9786, (17) 3406-3175 ou (17) 3406-3181.

Fiscalização compulsória
De acordo com decreto nº 15.357 publicado no dia 13 deste mês no Diário Oficial Eletrônico, a Prefeitura de Votuporanga antecipará para o dia 1º de fevereiro, em caráter excepcional, do início do período de limpeza compulsória de terrenos. O serviço, que ocorre impreterivelmente três vezes durante o ano, será realizado, nesta primeira etapa, até o dia 15 de abril. O intuito é intensificar a fiscalização, além de conscientizar população e proprietários sobre limpeza, roçagem e manutenção.