O tema da campanha este ano é “Não dá pra vacilar, tem que vacinar”, voltada para imunização das crianças
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Votuporanga organiza neste sábado (20/6) um mutirão para a vacinação oral contra a Poliomielite, conhecida como Paralisia Infantil. O dia foi definido pelo Ministério da Saúde para a 1ª Fase da Campanha Nacional de Vacinação Infantil. Equipes estarão espalhadas pela cidade e na zona rural oferecendo as doses de forma gratuita.
Devem tomar as gotinhas crianças menores de 5 anos de idade. A meta de Votuporanga é imunizar 4.509. O Ministério da Saúde pretende imunizar 17 milhões de crianças em todo território nacional.
Os pais devem procurar o atendimento, das 8 às 17h, nos postos de saúde, praça cívica, Porecatu (Av. Brasil) e em horários diversos em pontos da zona rural. O personagem da campanha, Zé Gotinha, percorrerá os locais de vacinação chamando a atenção da comunidade.
De acordo com informações da enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Fabiana Beneduzzi, é preciso que todas as crianças tomem a vacina para que a poliomielite continue erradicada no Brasil. “Mesmo quem tomou ano passado, deve tomar novamente neste dia 20. Fazemos um grande chamado aos pais para que levem seus filhos”, destaca. A segunda etapa da campanha acontece no dia 22 de agosto. É imprescindível que as crianças sejam vacinadas nas duas fases.
Os interessados devem levar a carteira de vacinação, no entanto, a apresentação do documento não é obrigatória. “Quem não tiver, nós vamos emitir um no local”, explica Fabiana. Outras informações pelo (17) 3405-9787.
Paralisia infantil
O tema da campanha este ano é “Não dá pra vacilar, tem que vacinar”, voltada para imunização das crianças e minimização dos efeitos dessas infecções reduzindo a circulação do vírus.
A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, é uma infecção viral aguda, causada por um poliovírus. Sua porta de entrada é a boca, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo.
Atualmente, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado ocorreu em Souza, na Paraíba, em 1989. A vacina, desenvolvida pelo renomado pesquisador medicinal polonês-americano Albert Bruce Sabin, não possui contraindicações absolutas, devendo ser evitada apenas nos casos de hipersensibilidade a alguns dos componentes da vacina, em crianças imunologicamente deficientes ou quando apresentam febre acima de 38º, vômitos ou diarréia.
LOCAIS DE VACINAÇÃO HORÁRIOS
PSF I – Pro Povo 8 às 17h
PAS II – São Cosme 8 às 17h
PAS III – Pozzobom 8 às 17h
PAS IV – Vila América 8 às 17h
PAS V – Simonsen 8 às 17h
PAS VII – São João 8 às 17h
PAS VIII – Jardim Marim 8 às 17h
PSF – Estação 8 às 17h
PSF – Pq das Nações/Residencial Bortoloti 8 às 17h
PAS – Pq Guarani 8 às 17h
PSF - Paineiras 8 às 17h
PAS X - Vila Paes 8 às 17h
Secretaria de Saúde 8 às 17h
Supermercados Porecatu – Av. Brasil 8 às 17h
Praça Cívica 8 às 17h
ZONA RURAL I
Chácara Bom Dia (rod Cardoso) 8h30 às 10h
Comunidade Barreiro (rod. Fernandópolis) 10h30 às 12h
Fazenda Nova Aurora 14h às 16h
ZONA RURAL II
Fazenda Piedade (rod. Simonsen) 8h30 às 9h30
Fazenda Prata (rod. Sebastianópolis) 10h às 11h
Comunidade Cruzeiro (rod. Vila Carvalho) 11h30 às 12h30
Vila Carvalho 14h30 às 16h30