Horta escolar visa preservar a natureza e os recursos que ela oferece, aumentando a produção de alimentos saudáveis
Os Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil) “Recanto da Mãe” e “Abílio Calile” receberam a doação de sementes de legumes e hortaliças do presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Carvalho da Silva para plantio nas hortas escolares. As sementes de cenoura, tomate, pepino, alface, rúcula, cebolinha, coentro, entre outros, serão cultivadas pelos alunos e funcionários.
No Cemei “Recanto da Mãe”, o projeto Horta Escolar foi criado há nove anos, já no Cemei “Dr. Abílio Calile”, foi instituído este ano. A professora Neide Batista Brandip, da escola Abílio Calile, conta que o espaço é utilizado pelos professores para aulas práticas sobre meio ambiente e alimentação. A produção é utilizada na escola.
De acordo com informações da diretora do Recanto da Mãe “a horta tem a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos estudantes, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica”, conta Doracy Martins de Oliveira, diretora do Recanto da Mãe.