A ampliação do horário é uma promessa de campanha do prefeito Junior Marão e que já está se concretizando
A farmácia do PAS III (Posto de Atendimento à Saúde) “Dr. Jonas Pires Correa” funcionará em horário especial para melhor atender à população daquela região e que frequenta o Mini-Hospital “Fortunata Germana Pozzobom”. A Prefeitura irá ampliar o atendimento diário em mais três horas, chegando a fechar à meia noite de segunda à sexta-feira.
Atualmente, a farmácia já atende das 7h às 21h. Com a mudança, passará a atender das 7h à meia noite de segunda a sexta e de sábado e domingo das 10h às 12h30 e das 14h30 às 20 horas. A data de início do horário especial ainda não está definida em razão dos ajustes que devem ser feitos pela Secretaria, como capacitação e contratação de funcionários.
Como explica os diretores em saúde da Secretaria, Valéria Cruz de Oliveira e Marcel Góis Homa, a ampliação do horário é uma promessa de campanha do prefeito Junior Marão e que já está se concretizando. Neste ano, o vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso também apresentou esse pedido, no entanto, já constava no plano de governo da Secretaria de Saúde para este ano, atendendo assim ao anseio da população e do legislativo.
Eles complementam dizendo que naquele mesmo local funcionam três tipos de serviços de saúde e por isso há a necessidade de manter por mais tempo o atendimento farmacêutico. Além do pronto atendimento no Mini-Hospital, tem o Posto de Saúde e o PACS I (Posto de Atendimento Comunitário de Saúde) que trabalha com programas de prevenção voltados às comunidades daquele local. “Futuramente, a estrutura também será remodelada para que a população entenda e utilize melhor os serviços”, diz Valéria.
O objetivo é melhor estruturar a rede municipal para implantar novos horários de atendimento nas unidades de saúde, conforme a necessidade de cada bairro. “Na Unidade de Saúde da Vila Marim, que está em fase final de construção, estuda-se a possibilidade de iniciar um projeto piloto”, segundo informou Homa.