O espaço servirá para abrigo, descanso e alimentação para pacientes, acompanhantes e motoristas
Pacientes de Votuporanga em tratamento oncológico no Hospital de Câncer de Barretos terão um espaço apropriado para hospedagem. A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Juliana Castrequini Marão, assinou na manhã desta sexta-feira (29/5), em Barretos, o contrato de aluguel da Casa de Apoio que servirá de abrigo, descanso e alimentação para pacientes, acompanhantes e motoristas que precisam ficar na cidade para o atendimento no hospital, referência no tratamento do câncer. O ato de assinatura contou ainda com a presença do secretário de Gestão Administrativa, Antonio Robert Rodrigues.
A casa escolhida para o projeto fica próximo ao hospital na avenida Noé Otacílio Ribeiro, 1231, Jardim Soares. A previsão da presidente do FSS é que a Casa comece a funcionar ainda na primeira quinzena de junho. Uma cerimônia de inauguração deverá ser agendada com a presença de autoridades locais, entre elas o vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso, um dos incentivadores do projeto.
Na visita a casa, Juliana conheceu a história da votuporanguense Roseli Aparecida Viviane, doméstica de 44 anos, que descobriu o câncer há um ano. “No começo desta semana vim para Barretos e soube que precisaria ficar aqui, mas eu não tinha para onde ir. Fiquei apavorada. Então, uma pessoa muito generosa me deixou ficar nesta casa e hoje descobri que este mesmo imóvel será utilizado como Casa de Apoio pela Prefeitura de Votuporanga. Sem saber, eu vim para o lugar certo e agradeço a Deus e ao Fundo Social por este espaço tão lindo e aconchegante que colocaram em meu caminho”, contou emocionada.
Juliana completou dizendo que a Casa estava no seu plano de trabalho para este ano. “Todos sabem o quanto estes tratamentos são delicados e o espaço para hospedagem dará um apoio especial a estas pessoas. Fico muito feliz por saber que nossa casa já está servindo para ajudar os pacientes, como é o caso da Roseli”, disse. A presidente explica que já iniciou um trabalho de busca de doações de móveis e materiais para a casa. “A casa é muito espaçosa e faremos de tudo para ser um lugar ainda mais acolhedor”.
O secretário de Gestão Administrativa conta que a pessoa encarregada pela casa será a atual presidente da Associação de Combate ao Câncer, Ilza Pontes. Ela ficará no local para coordenar os trabalhos, cadastrando os hóspedes e prestando atendimento necessário dia e noite.
Ilza desempenha um trabalho de acompanhamento com os pacientes do hospital há dez anos. “Há muito tempo os pacientes nos pediam um local apropriado para ficar e agora serão atendidos com esta iniciativa do Fundo Social. Será excelente eles terem a atenção da Casa num momento tão difícil de suas vidas e é bom saber que poderei atuar diretamente aqui”, comemora.
Transporte
Os pacientes de Barretos ainda têm o apoio da Prefeitura de Votuporanga na oferta de transporte. O setor de Promoção Social, da Secretaria de Assistência Social, transporta gratuitamente uma média de 40 pessoas em três dias da semana, segundo o diretor da Promoção Social, Joel Tsuji Takemoto.
Em abril, Juliana esteve em Barretos para conhecer outras casas de apoio, acompanhada pelo Secretário de Assistência Social, Egmar Marão Alfagali, o Secretário de Gestão Administrativa Antonio Robert Rodrigues e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Diogo Mendes Vicentini. Na viagem, foram conhecidas três Casas de Apoio, que servirão para nortear a instalação da casa pela Prefeitura. Além das cidades, o hospital de Barretos oferece atualmente 10 alojamentos com capacidade para 600 pessoas.