A iniciativa faz parte do projeto do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Assistência Social que busca descentralizar os cursos do CTMO
O prefeito de Votuporanga Junior Marão, na noite desta segunda-feira (25/5), esteve na escola estadual “Prof° Orozimbo Furtado Filho”, no Distrito de Simonsen, para acompanhar as aulas dos cursos de Pintura em Tecido e Noções de Secretariado abertas como extensão do Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO) “Altino Regiane”.
A iniciativa faz parte do projeto do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Assistência Social que busca descentralizar os cursos do CTMO, facilitando o acesso da comunidade. O prefeito esteve acompanhado do secretário da pasta, Egmar Marão Alfagali, o secretário da Cidade, Marcos Vinícius Sanches e do encarregado pela escola e vereador José Carlos Leme de Oliveira.
Segundo o prefeito, a administração tem vários projetos para Simonsen e o CTMO é apenas um. “Vamos construir também 32 casas populares e criar um grande corredor industrial na rodovia Euclides da Cunha, até Votuporanga, beneficiando diretamente a população na geração de emprego e renda”, afirmou.
A aluna Eliamara Amaro da Silva, 24 anos, que faz o curso de Noções de Secretariado, elogiou a iniciativa. “Se tivesse que ir até Votuporanga seria mais difícil, pois teríamos que utilizar ônibus no trajeto. É uma facilidade e um benefício para nós que moramos em Simonsen”, disse. A expectativa dela, que está sem emprego no momento, é conseguir entrar no mercado de trabalho assim que concluir a qualificação.
O processo de descentralização dos cursos começou na administração anterior, porém é a primeira vez que atende fora da área urbana de Votuporanga. Além da sede do CTMO, na avenida João Gonçalves Leite, os cursos são realizados nas escolas “Dep. Narciso Pieroni” e “Benedito Israel Duarte” e em mais nove entidades parceiras.
As aulas são teóricas e práticas com apoio de apostilas doadas gratuitamente pelo Fundo Social. São 40 estudantes matriculados no Distrito. As inscrições já foram encerradas. Atualmente, mais de 1,2 mil pessoas freqüentam de forma gratuita os 26 cursos de qualificação para o mercado de trabalho do CTMO.