Os participantes aprenderão noções de nutrição, com receitas saudáveis e de custo baixo; inscrições ainda estão abertas
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) abre nesta terça-feira (26/5) as aulas do projeto “Alimente-se bem” do Sesi-SP. O curso é gratuito e será ministrado na unidade móvel (carreta) do Sesi, equipada com uma cozinha didática, que ficará estacionada na praça São Bento até o dia 20 de junho. A aula da primeira turma terá início às 14h30.
Ainda é possível se inscrever no curso. Serão montadas 13 turmas, cada uma com dez dias de aulas em horários variados. Quando esteve em Votuporanga, em 2006, a carreta atendeu cerca de 300 alunos. Nessa edição, a previsão é atender 390 pessoas.
Os participantes aprenderão noções de nutrição, com receitas saudáveis e de custo baixo, como bolo de casca de banana, bolo de casca de abacaxi, esfiha de folhas de couve-flor, quiche de casca de abóbora, suflê de talos de agrião, geléia de casca de frutas, casca de maracujá recheada, pescada com casca de mamão, pizza de talos de brócolis, doce de casca de melancia e pavê de casca de tangerina. Os formandos receberão certificado do Sesi e um livro das receitas ensinadas no programa.
A presidente do FSS, Juliana Castrequini Marão, explica que o programa foi delineado a partir do trabalho de nutricionistas do Sesi, que pesquisaram os hábitos alimentares do brasileiro, o preço dos alimentos e seu teor nutritivo. A partir dessas informações, identificaram o significativo desperdício de partes importantes dos alimentos, na maioria das vezes por desconhecimento de suas propriedades e possibilidades. Assim, desenvolveram diversas receitas, feitas principalmente com cascas, talos, folhas e ramas, que são ensinadas nos cursos. “O curso dará noções básicas de culinária usando alimentos fáceis de encontrar e que dão ótimas receitas para venda. É uma ótima oportunidade para quem quer um trabalho extra para incremento da renda familiar”, comenta.
As unidades móveis têm capacidade para que os participantes acompanhem de uma só vez cada uma das aulas ministradas em seu interior. Isso é viável graças a um sistema retrátil, que faz surgir uma sala integrada à estrutura do caminhão quando o mesmo encontra-se estacionado.
As inscrições podem ser feitas de forma gratuita nos Cras da Zona Sul e Norte ou na secretaria do Fundo Social que fica na avenida João Gonçalves Leite, antiga escola Mimo, anexo a Secretaria Municipal de Assistência Social e ao Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO). Mais informações pelos telefones (17) (17) 3426 2600, 3421 7624 ou 3422 4058.
Locais das inscrições
Cras Sul – Centro de Referência da Assistência Social – end: rua. Dr. Antonio Alves da Silveira Junior, 2984 - bairro: São João.
Cras Norte - Centro de Referência da Assistência Social – end: rua. João Lopes Rodrigues, 1866 – bairro: Conjunto Habitacional Vot. C.
Secretaria Municipal de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade – end: av. João Gonçalves Leite, 4705 bairro: Jd Alvorada.