16 ABR 2009
Prefeitura define plano de ação no combate a dengue em Votuporanga
Neste período de chuva, o ciclo de reprodução da dengue diminui de 20 para sete dias; Prefeitura pede apoio da população

A Secretária de Saúde Fabiana Arenas Stringari Parma apresentou aos secretários municipais a criação de um plano de trabalho focado no combate a dengue. Desta maneira, a Prefeitura irá trabalhar em conjunto com todos os setores na prevenção e no combate a dengue. Neste período de chuva, a orientação é para que a população fique atenta aos recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito.

Reuniram-se os secretários de Serviços Urbanos, Waldir Petenucci; o Superintendente de Água e Esgoto de Votuporanga (Saev) Marcelo Marin Zeitune; Diretor de Meio Ambiente Gustavo Gallo; Secretário de Comunicação, Flávio Liévana e representantes das Secretarias da Educação, Saúde, Sucen, Secez, da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Sanitária, Cetesb e Polícia Ambiental quando traçaram metas de trabalho em conjunto. “Precisamos pensar na dengue o ano todo e acertar o cronograma de atividades que já são realizadas de maneira que o mosquito não tenha condições de sobreviver”, destaca.
O responsável pela Sucen de Votuporanga, Nestor Cyriaco da Silva Júnior, apresentou dados novos sobre a dengue. “Neste período de chuva, o ciclo de reprodução da dengue diminui de 20 para sete dias, o que dificulta o trabalho dos agentes. Se não houver o comprometimento da população, cuidando cada um do seu espaço, a dengue pode se alastrar”, conta.
Ficou decidido que além do trabalho em conjunto com cada secretaria, será elaborado um material informativo com as decisões tomadas por este grupo e as ações que serão desenvolvidas. Este material será entregue aos agentes de vetores para que informem a população dos trabalhos que estão sendo realizados pela Prefeitura à comunidade.
Os trabalho dos agentes de vetores continuam diariamente com visitas domiciliares, pulverização e bloqueios em áreas de risco. Vale lembrar que os vizinhos que tiverem queixas sobre terrenos sujos e baldios entrar em contato com a Ouvidoria da Prefeitura pelo 0800 7703590.

Como quebrar o ciclo da dengue
1 – Os ovos do mosquito de dengue precisam de água limpa e parada para nascerem. Por isso é muito importante não deixar a água acumular;
2 - Logo que os mosquitos ficam adultos, já começam a picar. Ao picarem uma pessoa com dengue, eles passam a carregar o vírus;
3 - O mosquito infectado transmite a dengue ao picar uma pessoa saudável;
4 – Os sintomas da dengue são febre alta como dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos e dor nas juntas. Se vocês apresentam esses sintomas, vai imediatamente a uma unidade de saúde. Pode ser dengue;
5 – Fique em repouso e beba muito liquido. Inclusive soro caseiro – 1 litro d’agua fervida com 1 colher ( do tipo de café) rasa de sal e 1 colher (do tipo de sopa) rasa de açúcar.
6- para evita quer a doença se espalhe, todos devem colaborar não deixando a água acumular.
7 - alerte sua família e seus vizinhos. Combate a dengue é um dever de todos.