16 ABR 2009
Social: Juliana Marão apresenta programa de trabalho para 2009
Presidente do Fundo Social anunciou novas ações que irão melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos

Na presença do prefeito Junior Marão, do deputado federal João Dado, autoridades municipais, vereadores e entidades assistenciais, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Juliana Marão apresentou o plano de trabalho para este ano de 2009. O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira (16/1), no auditório da Associação Comercial de Votuporanga (ACV).
Além de dar continuidade a alguns projetos da última gestão, Juliana anunciou novas ações que irão melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos. Várias delas serão realizadas em parceria com escolas, associações, clubes de serviço e entidades.
Juliana informou que irá buscar a construção da Casa Apoio para abrigar motoristas e pacientes de Votuporanga enquanto estiverem em atendimento no Hospital do Câncer de Barretos. Essa casa, ofereceria toda a infraestrutura para acomodação dos viajantes.
A outra meta é desenvolver o projeto “Domingo Cidadão” nos bairros com um dia reservado para ofertas de diversos serviços de forma gratuita, como atualização de documentos, tratamento de beleza, além de atividades na área da saúde, educação, cultura, lazer e meio ambiente.
Aproveitando o início das aulas, Juliana também anunciou que, em parceria com escolas da cidade, o Fundo Social irá organizar a Semana do Aluno Solidário incentivando a arrecadação de alimentos (feijão, arroz, óleo e leite) para dividir entre as entidades.
Outro projeto é ampliar a capacitação de jovens e adultos, incluindo o CTMO (Centro de Treinamento de Mão de Obra) “Altino Regiane”. Juliana informou que o FSS está consultando as empresas para saber que tipo de profissional eles procuram e em quais áreas há mais deficiência de mão de obra capacitada. Existe também a intenção de implantar uma agência de empregos para cadastrar as pessoas que saem do CTMO, como um banco de dados para consulta de empresas.
Ela ainda ressaltou que quer conscientizar mais a população sobre a importância da reciclagem. “Através disso, iremos desenvolver um projeto para utilização dos materiais reciclados para decoração em todos os eventos que estivermos, inclusive com a ajuda de idosos e adolescentes”, discursou.
A presidente do Fundo Social apresentou ainda outros projetos e ações que pretende criar no decorrer do ano envolvendo doações, campanhas, conscientização sobre reciclados, aproximação com outras secretarias municipais, pesquisa de satisfação, novos projetos de atendimento a idosos, crianças e jovens, entre muitos outros.
“Iremos pautar as ações administrativas na concretização material e efetiva da redução do desequilíbrio espacial e social da população. As diretrizes, metas e ações do FSS complementam as ações do Plano de Governo Municipal e estão voltadas para o desenvolvimento de uma Política de Inclusão Social, através de criação e implantação de programas e projetos intersetoriais”, contou a presidente do FSS.
Juliana informou que o planejamento levou em conta a Constituição Federal de 1988, as legislações que norteiam a administração pública, o Programa de Governo do Prefeito Junior Marão para a Gestão 2009/2012, a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), NOB / SUAS (Norma Operacional Básica / Sistema Único de Assistência Social), bem como as legislações internacionais de proteção dos Direitos Humanos.
O planejamento foi muito elogiado pelas autoridades presentes, entre elas o prefeito Junior Marão. “No começo do ano, pedi que cada secretário criasse metas que pudessem ser alcançadas. A Juliana fez a parte dela e tenho certeza que irá beneficiar toda a nossa população”, disse, pedindo o apoio das entidades, clubes de serviço e outras instituições da cidade para a realização de uma política séria de assistência social.
O deputado Dado destacou que Votuporanga é uma cidade que tem união e gente capacitada para cumprir objetivos. “Parabéns ao Junior e à Juliana por este início de mandato. Esta cidade está de parabéns por sempre trabalhar em conjunto para o bem estar de todos”.