16 ABR 2009
Presidente do Fundo Social busca orientações para realização do Jori 2009

A Presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Juliana Castrequini Marão, esteve nesta quarta-feira (28/01) na sede do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) em busca de orientações para realização dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) 2009. A cidade foi escolhida pelo Governo do Estado para sediar a 13° edição do evento de 13 a 17 de maio.
Acompanhada da diretora de planejamento e articulação social Maria Cristina da Silveira Fernandes e da assessora Janaína Lima do Nascimento, a presidente reuniu-se com o chefe de gabinete da primeira-dama Mônica Serra, Murilo Giannini Bertolotti e assistentes técnicas com experiência na realização dos jogos.
A estimativa é que o município receba mais de 2 mil atletas vindos de cerca de 50 municípios da região. São pessoas acima de 60 anos de idade que compõem equipes em diversas modalidades, como vôlei, bocha, natação, dança de salão, dominó, entre outras.
Juliana foi informada de que em março uma equipe estará na cidade para verificar os locais de alojamento e visitar praças esportivas. Nesta quinta, o secretário de Esportes e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro, está em São Paulo, para outras reuniões sobre o evento.
O chefe de gabinete da Fussesp também atentou sobre a importância da qualidade dos alimentos servidos e do conforto da hospedagem. “Queremos fazer uma grande edição dos Jori, oferecendo o que temos de melhor para estes atletas que são tão especiais. Nossa equipe já iniciou os preparativos para que tudo ocorra da melhor forma possível”, afirmou Juliana. E
Presente na reunião, a assessora de gabinete, Zuleika Bastos Cordeiro, destacou que Votuporanga sempre se empenha na realização destas competições. “Quem realmente faz esta avaliação de como foram os Jogos são os idosos. Eles são muito exigentes e, na maioria das vezes, nos dá retornos positivos”, conta.
Juliana falou da intenção de promover uma recepção calorosa aos atletas. “Vamos planejar algum evento que os receba com muita animação e carinho. Esse primeiro contato da recepção é primordial para dar o tom dos Jogos”.
O chefe de Gabinete colocou a equipe do Fussesp à disposição para esclarecimento de dúvidas do município e no apoio à organização. A data da abertura e a programação completa serão definidas, em breve.
A equipe do Fundo Social iniciará na próxima semana um trabalho de articulação para incentivar o maior número de municípios a participar dos Jori em Votuporanga. “Este é um perfil do atual prefeito, unir cidades da região. A presença dessas pessoas em Votuporanga faz parte desse trabalho. Nossa cidade sempre foi ótima articuladora nessa questão da união da região em competições regionais”, disse.
Votuporanga já sediou edições dos Jori em 2004 e 2006. A realização é do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo) e Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer em parceria com o Fundo Social de Votuporanga e Secretaria de Esportes e Lazer do município.