16 ABR 2009
Associação de espanhóis doa mais de 1,8 mil óculos para Fundo Social
A doação foi intermediada pelo presidente do Lar Beneficente Celina, Divaldo Matos de Oliveira; campanha foi realizada com alunos da Espanha

A Associação “Espírito Solidário”, da Espanha, escolheu Votuporanga para a doação de 1.830 armações de óculos de sol e de grau para beneficiar pessoas carentes da cidade. A doação foi feita pelos representantes da associação, Peter Strunk, Pedro Vaquer Brunet e João Amengual Binimelis, na manhã desta quarta-feira (11/2) para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Juliana Castrequini Marão e o secretário de Assistência Social, Egmar Marão Alfagali.
A doação foi intermediada pelo presidente do Lar Beneficente Celina, Divaldo Matos de Oliveira. “Durante uma palestra minha em Portugal, fizemos contatos com alguns membros da associação e falamos de nossa entidade. Eles se interessaram em fazer esta parceria e sempre nos ajudam com doações”, conta. A associação já repassou recursos financeiros para a entidade e, em 2007, contribuiu com reformas no Corpo de Bombeiros.
Os óculos foram arrecadados em uma campanha feita com 3, 5 mil alunos de escolas da Espanha, das cidades de Arta e Maiorca. “Fizemos um trabalho de sensibilização dos alunos para que nos doassem as armações. Recebemos muitos, mas não conseguimos trazer todos desta vez, então deveremos voltar no final de fevereiro com o restante”, conta Brunet.
O grupo espanhol desenvolve projetos solidários no Brasil e na Etiópia onde inauguraram no último mês de janeiro um poço d´água com investimentos de R$ 200 mil e que vai beneficiar cerca de 150 mil etíopes. Outras ações pontuais são desenvolvidas na Rússia e no Equador.

Distribuição dos óculos
A presidente do Fundo Social, Juliana Marão, explica que os óculos serão distribuídos pela Promoção do Bem Estar Social. Os interessados deverão procurar o setor portando atestado médico que indique a necessidade do uso dos óculos. A pessoa irá encomendar a lente e a Prefeitura custeará o trabalho. O Bem Estar fica na rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos, n° 2463, Vila América.