Reunião com representantes dos diversos setores envolvidos definiu atendimento diferencial para o transporte de turistas e foliões
Votuporanga realizará o seu carnaval 2009 com a expectativa de receber, no mínimo, 8 mil visitantes. Presume-se um movimento intenso, principalmente no trânsito, junto ao entorno do Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Botura”, onde estará concentrada a folia do Bloco Oba! e do Votufolia.
Para buscar alternativas viáveis e desafogar o tráfego naquele local, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (9/2), a secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi; o Capitão Fabrício Marchi Tiago, comandante da Polícia Militar; os tenentes PMs José Ramos Duarte e Kenji Takebi Júnior; o secretário de Desenvolvimento Econômico Diogo Mendes Vicentini, o secretário da Cidade Marcos Vinicius Sanches; o Diretor de Segurança do Trânsito, Wilson da Silva; a representante da empresa de transporte coletivo Unitrans, Sumara Ribeiro; representantes da organização do Bloco Oba! Likinha, Tiago Mariano e Matheus Rodero; a Diretora de Cultura, Marinês Manhani de Lima; o Diretor de Turismo, Jorge Xavier; e Karina Moraes, do setor de Desenvolvimento de Atividades do Turismo.
“Além de buscar uma alternativa para o trânsito, queremos aproveitar para disseminar uma cultura de bom atendimento ao turista, fazendo com que ele possa desfrutar da melhor hospitalidade possível”, comenta o diretor de Turismo, Jorge Xavier. A primeira medida será disponibilizar itinerários alternativos da Unitrans, interligando todas as regiões da cidade com o complexo.
A Secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Godoi, afirmou que a alternativa também irá de encontro com a Lei Seca, visto que os foliões que pretendam fazer uso de bebida alcoólica, não precisarão ir de automóvel ou moto, optando pelos ônibus. “Além de diminuir o volume de trânsito, a medida deverá reduzir o número de ocorrências policiais”, frisou.
Os ônibus teriam uma tarifa especial, em torno de $ 1,60, além de horários e pontos diferenciados, que serão definidos pela Unitrans.
Turistas
Durante os quatro dias do carnaval, a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo manterá um Centro de Informações nas proximidades do complexo de lazer, que funcionará das 13 às 7h da manhã, cuja atribuição será facilitar ao máximo a vida dos foliões, trazendo detalhes sobre horários e itinerários dos ônibus, endereços úteis e de emergência, entre outros.