Especialista com experiência de mais de 20 como secretário da educação foi o palestrante convidado para falar à representantes da região
A Faculdade Reges, em parceria com a Prefeitura de Votuporanga, recebeu contadores e secretários de ensino da região na manhã desta quinta-feira (19/3) para a palestra com o professor Roberto Nicolau Schorr sobre gestão de recursos públicos da área da educação.
O Presidente da faculdade, José Gonzaga da Silva Neto, acompanhado do prefeito Junior Marão e da Secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, abriram o encontro salientando a importância da capacitação dos gestores. “A boa administração dos recursos é responsável pela melhoria da educação em nosso país. Investindo certo no ensino é possível mudar o mundo”, destacou Gonzaga.
O prefeito parabenizou a iniciativa da Reges e afirmou que irá expandir os projetos de parceria com a unidade. “O Gonzaga tem uma história dentro da educação de nosso país, democratizando o acesso ao ensino. É fundamental que estejamos sempre ligados e discutindo a educação. O professor Shorr é mais uma conquista aqui para nossa região e vem afirmar Votuporanga como uma cidade preocupada com a educação”, completou. O prefeito lembrou que na última semana Votuporanga assinou o termo de adesão ao movimento Todos pela Educação se comprometendo a trabalhar pela melhoria do ensino no município.
No início da palestra, o professor Shorr destacou o patamar em que se encontra a cidade na questão da educação. “Votuporanga pode ser tida como um exemplo por causa de seus índices de qualidade na educação básica. No entanto, é importante que cada um de nós continue se empenhando para melhorar ainda mais o ensino em todos os setores. Educação infantil é a base de uma sociedade. Temos que preparar a terra e plantar a semente para colhermos bons frutos”.
O palestrante tem 30 anos de experiência como professor e exerceu cargos como secretário de educação por cerca de 20 anos em diversas cidades. Em seu currículo, destaca-se ainda a especialização no Programa Internacional de Estudos, na República Federal da Alemanha; Membro da Comissão Conjunta para elaboração de estudos referentes à Educação Infantil, no Conselho Estadual de Educação/SP; Co-autor do livro “Descentralização do Estado e Municipalização do Ensino – problemas e perspectivas” e autor do livro “Gerenciando a Educação Municipal”.
Palestra
O professor Roberto Nicolau Schorr explanou sobre a estruturação do sistema educacional brasileiro, composto pela educação básica, ensino fundamental, ensino médio, educação especial, profissional, de jovens e adultos e educação superior com especializações.
Depois falou sobre os procedimentos dos secretários quando assumem a administração. ”Embora a Gestão Pública deve ser classificada entre as modernas organizações, e, portanto, revestida de procedimentos comuns a tantas outras organizações, ela tem características que lhe configuram uma especificidade de atuação, que não pode ser ignorada ou desprezada em sua estrutura e em seu dinamismo. Uma concepção de escola como organização participante ou agente de um processo de desenvolvimento implica, sem dúvida, numa revisão dos papeis existentes, e, portanto, revisão nas atribuições Administrativas e Gerenciais correspondentes aos papeis a serem desempenhados”, explicou.
Shorr explanou ainda sobre o PNE (Plano Nacional de Educação), os conselhos municipais ligados à Secretaria da Educação e seus desafios, as características que devem ter os gestores municipais e como deve se estruturar uma secretaria, entre outros assuntos. Numa próxima etapa, ele discorreu sobre o sistema tributário, a divisão dos recursos entre município, estado e união. “Pelo menos 25% das receitas dos Estados e Municípios devem ser obrigatoriamente aplicados em educação. Algumas Constituições Estaduais fixam percentuais mais altos. Por exemplo: a do Rio Grande do Sul (35%), a do Piaui (30%)”. Por fim, falou de todos os detalhes do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) implantado em 2007. “O fundo é o mecanismo contábil de reserva financeira vinculada e destinada ao financiamento do Ensino Básico do Sistema Educacional Brasileiro”. A palestra foi finalizada com um almoço para os participantes.