O cadastro dos alunos já pode ser realizado na recepção da secretaria e nas escolas da rede municipal
A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo começou um trabalho de sensibilização para o projeto de alfabetização que terá início no próximo dia 16 de março. Funcionários da secretaria, diretores, coordenadores, secretários, professores, inspetores e auxiliares de serviços gerais das escolas da rede foram orientados a colaborar no processo de detectar casos de analfabetos e encaminhá-los ao projeto.
O cadastro dos alunos já pode ser realizado na recepção da secretaria e nas escolas da rede municipal. Para a identificação do assunto em questão, a diretora do Departamento de Educação Básica, Luzia Zirundi Figueira, explanou sobre o tema da alfabetização e a exclusão social, vivida por um grande número de pessoas da população brasileira.
Apresentou também o percurso de vida de uma pessoa alfabetizada, que muitas vezes é usada como referência pelos seus feitos e pela competência. Logo após, exibiu um vídeo que emocionou os participantes, no qual mostrava a trajetória de vida de uma pessoa que “vê” a escrita do nome apenas como desenhar rabiscos no papel. “Esta é uma realidade cultural que passa por gerações”, comenta a diretora.
Num momento de reflexão e de indissociabilidade entre reflexão e ação, a coordenadora do programa no município, Nélia Cristina Messias da Silva Neves, concluiu a reunião trazendo a concepção de Educação para a Liberdade, segundo Paulo Freire. “A liberdade consiste na compreensão crítica do sujeito, enquanto escritor de sua história. A diferença entre os dois personagens encontra-se na possibilidade de transformação da realidade, e o único meio é pela Educação”.
Finalizando a pauta da reunião a Secretária Eliane Baltazar Godoi, reafirmou o compromisso de todos pela educação. “A meta de alfabetizar todos os jovens e adultos de Votuporanga nos próximos quatro anos é uma ação de responsabilidade social coletiva, onde a premissa da jornada é dialogar para compartilhar as responsabilidades de todos. Precisamos sensibilizar para mobilizar o projeto. É um desafio de todos. Temos o compromisso de assegurar qualidade no processo educacional para não termos evasão”.
Outras informações sobre o projeto de Alfabetização, na Secretaria, pelo (17) 34059750.