O ato foi firmado durante solenidade na última sexta-feira; secretária divulgou ações para atingir metas
Votuporanga é a primeira cidade do Estado de São Paulo a assinar o termo de adesão ao movimento nacional “Todos pela Educação”, onde se compromete a desenvolver ações para alcançar cinco metas de melhorias na educação até o dia 7 de setembro de 2022, no aniversário de 200 anos da independência do Brasil.
O ato foi firmado durante solenidade realizada pela Prefeitura, na última sexta-feira (13/3), com a assinatura do prefeito Junior Marão, da secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, do presidente-executivo do Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos e do prof° Francisco Cordão, conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. As testemunhas foram Deise Cardoso Maciel, representando os professores, e Elizabeth Salvione Finotti, representando os diretores de escola.
Cerca de mil pessoas participaram da cerimônia, entre docentes, coordenadores, alunos e comunidade em geral, comprometendo-se com as seguintes metas: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; todo aluno com aprendizado adequado à sua série; todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos; e Investimento em educação ampliado e bem gerido.
Durante sua explanação, o presidente-executivo do Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, falou sobre Votuporanga ser a primeira do Estado a assinar o termo. “Nós do movimento acreditamos que a cidade será capaz de cumprir estas metas, porque está, em vários quesitos, muito à frente de seu tempo na questão da qualidade do ensino básico e da estrutura educacional que oferece”, afirmou usando como exemplo o índice de 6.1 que Votuporanga conquistou no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A aprovação é comparável a países de primeiro mundo e é meta do Brasil para 2022. “Enquanto muitas cidades ainda procuram por este índice, Votuporanga já o alcançou graças ao comprometimento de nossos professores e funcionários e as ações do governo municipal”, completou o prefeito Junior Marão.
O Prof° Cordão explicou que o prazo para o cumprimento das metas coincide com o aniversário da independência porque “o que mais simboliza a independência de um país é a educação de qualidade para todos. O Brasil só será verdadeiramente independente quando todos seus cidadãos tiverem uma educação de qualidade”.
“O Todos Pela Educação não é um projeto de uma organização específica, mas sim um projeto de Nação. É uma união de esforços, em que cada cidadão ou instituição é co-responsável e se mobiliza, em sua área de atuação, para que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma Educação de qualidade”, explicou o professor. O movimento é apartidário e atemporal considerado um ato da sociedade civil, de educadores, organizações sociais, iniciativa privada e gestores públicos de educação.
Muito emocionada com a presença maciça da comunidade no ato da assinatura, a secretária da Educação, Cultura e Turismo, Eliane Godoi, afirmou que a Prefeitura está engajada com a causa de investir numa educação de qualidade. “Vocês podem ter certeza que iremos trabalhar incansavelmente para cumprir estas metas. Já nos encontramos num bom patamar, mas ainda precisamos melhorar muito porque nossa cidade merece isso”.
Entre os compromissos da secretária está implantar projetos de alfabetização, mapear a situação da freqüência das crianças e jovens nas escolas, construir e reformas unidades de ensino, melhorar horário de funcionamento de creches e escolas municipais e ampliar a oferta de vagas nas creches, ampliar a oferta de cursos de qualificação e capacitação para diretores, corpo docente e funcionários de apoio, elaborar ações pedagógicas corretivas em cada escola, entre outros.