A proposta do município é oferecer aulas e outras atividades que auxiliem jovens e adultos a ler e a escrever
Alfabetizar todos os jovens e adultos de Votuporanga é a meta da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo para os próximos quatro anos. Algumas ações para que este objetivo seja alcançado foram discutidas na manhã desta quinta-feira (26/2) pela Secretária da pasta, Eliane Baltazar Godoi com a presidente do grupo de apoio de alfabetização do Distrito do Rotary 4480, Hiroko Katayama Nakamura e a coordenadora do programa no município, Nélia Cristina Messias da Silva Neves.
O compromisso assumido pela Prefeitura atende ao Plano de Desenvolvimento da Educação, que pede a conjunção dos esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios para a realização de ações articuladas em proveito da melhoria e qualidade da educação básica, entre elas a criação do programa de alfabetização de jovens e adultos.
“A proposta do município é oferecer aulas e outras atividades que auxiliem jovens e adultos a compreender melhor o código da escrita. Dessa forma, teremos uma sociedade mais cidadã, participativa e com oportunidades”, comenta Eliane.
No ano passado o projeto LightHouse foi iniciado pelos Rotarys Novo Milênio, Novas Gerações, 8 de Agosto e Votuporanga, que atendeu 152 pessoas. Está previsto para este ano a criação de novas turmas, com início das aulas no próximo dia 16 de março e as inscrições serão realizadas na recepção da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo e nas escolas do município.
O projeto possui um levantamento para a definição de locais e horários que facilitem a freqüência. “Sabemos que muitas pessoas não participam por que têm que cuidar de filhos e netos, por serem trabalhadores ou em alguns casos estarem longe dos pontos de aula”, comentou a presidente do grupo de apoio de alfabetização do Distrito do Rotary 4480, Hiroko.
A Secretaria de Comunicação Social irá preparar uma campanha de mobilização social para orientar as pessoas que não sabem ler nem escrever a procurarem o programa. “Queremos que cada um se sinta responsável por esta causa. Iremos envolver também líderes da imprensa local buscando o apoio na divulgação deste assunto”, diz o secretário da pasta, Flávio Liévana.
Na reunião, ficou marcado para o dia 23 de março, na Secretaria da Educação um evento de lançamento com a presença de autoridades, imprensa e outros interessados.