Oficina será nesta sexta-feira, às 8 horas, na escola Maria Martins com cerca de 200 alunos, em parceria com Secez
O Centro de Educação Municipal (CEM) “Maria Martins e Lourenço” realiza nesta sexta-feira (13/02), às 8 horas, uma oficina para orientar crianças no combate a dengue. A ação é realizada em parceria com o Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez), da Secretaria de Saúde e projeto Clube da Turma da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo. A intenção é expandir o projeto para todas as escolas da rede.
Os cerca de mais de 200 alunos assistirão a um desenho animado chamado Xô Dengue, apresentarão poesias, palestras e cantarão o rap do “Mosquitinho Chato”. Eles ainda farão armadilhas para capturar os mosquitos da dengue, chamada Mosquiteca.
A atividade será realizada dentro da disciplina do educador ambiental, Abílio Calile Jr. “Iremos usar uma garrafa PET e um pedaço de tule com grãozinhos de arroz e água que irão atrair o mosquito. O ovo depositado neste local ficará preso na armadilha e a água sanitária jogada na garrafa irá matar o ovo”, explica o educador. O equipamento foi inventado por um professor da UFRJ, Maulori Cabral, em parceria com biólogos da Fiocruz.