A Comitiva terá parada para almoço no bairro do Cruzeiro, às margens da Estrada Boiadeira; equipe de documentário acompanha o trajeto
A Comitiva Fé e Tradição da cidade de Novo Horizonte-SP, iniciou o percurso no dia 16 de março, com saída da Fazenda São Marcos em Santa Fé do Sul. O trajeto é de 344 km e a previsão é de que seja percorrido em 14 dias. Em Votuporanga, a comitiva passará neste sábado (21/3), onde farão parada para almoço no bairro do Cruzeiro, às margens da Estrada Boiadeira.
A equipe do projeto Boiadeira do Taboado – Identidade Cultural esteve presente e registrou as primeiras imagens do grupo. O projeto consiste no resgate histórico e patrimonial da Estrada Boiadeira do Taboado e é apoiado pela Prefeitura, Coacavo e Sindicato Rural. Ao longo do ano, os pesquisadores farão fotos de toda a estrada e um estudo completo contendo a produção de documentário aprovado pela Lei Rouanet.
Como explica o coordenador, Evandro Jr. Ferreira da Silva, as filmagens do documentário vão começar no dia 19 de março quando a comitiva visitará a propriedade do “criador de saci” de São João das Duas Pontes, o escritor de poesias na parede, Mildo Longo. O poeta tem as paredes da casa preenchidas com poesias sertanejas.
“Os integrantes da comitiva estão caracterizados, com destaque para as ‘guizeiras’ dos burros cargueiros que vêm à frente transportando os mantimentos. O silêncio do estradão é quebrado com o tocar das varias sinetas amarradas ao pescoço de cada animal. A tropa é composta por 20 animais sendo burros e mulas”, conta.
Os boiadeiros já pernoitaram em Santana da Ponte Pensa, São Francisco, Pontalinda. No dia 20 de março, a comitiva estará na Fazenda Biazi. No dia 21, na Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), e com parada para almoço no Bairro Cruzeiro. Seguindo em direção ao Carrilho onde está o cemitério de crianças da Dona Arcanja. A comitiva termina o percurso na cidade de Novo Horizonte.