15 ABR 2009
Museu recebe doação de rádio vitrola de mais de 50 anos
Rádio pertencia a Marcelino Brandão que faleceu em novembro de 2008; aparelho é objeto histórico e ficará em exposição no museu

O Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”, de Votuporanga, recebeu a doação de uma rádio vitrola considerada relíquia por ter mais de 50 anos e pertenceu a um ilustre morador da cidade, Marcelino Brandão, falecido em 2008. A doação foi feita pela esposa Iracema Pasine Brandão nesta quarta-feira (04/02).
Ela contou um pouco da trajetória do marido que chegou a Votuporanga ainda no início da urbanização da cidade, em 1940, para trabalhar no primeiro jornal da cidade “O Oeste Paulista”. Como explica o encarregado do museu, Evandro Jr. Ferreira da Silva, na época, o município ainda nem havia sido emancipado, mas já possuía um jornal que mostrava os acontecimentos da cidade e região.
Brandão era natural de São Simão, mudou-se para Votuporanga, onde faleceu em novembro do ano passado. Além de jornalista, foi Juiz de Paz, Suplente de Delegado e professor de natação. Casou-se com Iracema, que era de Ibirá, em 1952. “Dona Iracema já é uma parceira cultural, onde sempre faz doações de livros para a biblioteca municipal. Ela se emocionou ao dizer que a rádio vitrola era muito usada pelo marido que faleceu quando completaram 57 anos de casados”, conta o encarregado do Museu, Evandro Silva.
Feito em madeira na cor cerejeira com detalhes de marchetaria na frente, o tocador de disco tem 3 rotações tocando até 3 discos automaticamente, rádio AM/FM, equalizador e tecido metalizado na cor azul protegendo os autofalantes”, explica Silva.
Iracema disse que tem consciência que hoje o aparelho é um objeto histórico e tem muita satisfação em saber que será visto por mais pessoas. Ela ainda acrescentou que Brandão estudava inglês no curso feito em vinil tocado na antiga vitrola.
“Mesmo sem ela conhecer as técnicas de higienização e acondicionamento de peças, manteve em ótimo estado de conservação o objeto lindíssimo da marca Philips. Dona Iracema está hoje com lúcidos 80 anos de muita vitalidade e disposição e dá um grande exemplo da importância de preservar a história de Votuporanga e da função de salvaguarda do museu”, destaca Silva.

Interessados em conhecer o acervo, o museu fica na rua Minas Gerais, 3612. Informações (17) 3422 4451.