15 ABR 2009
Procon alerta para recall do Punto
Foi constatada uma falha no processo de fabricação do fecho do cinto de segurança central do banco traseiro

O Procon de Votuporanga alerta os proprietários dos veículos Punto, fabricados entre 25 de junho de 2007 e 3 de novembro de 2008, para que compareçam à concessionária Fiat para verificar a necessidade de substituição do fecho do cinto de segurança central do banco traseiro. De acordo com o órgão, o recall deverá atingir 52.986 unidades do veículo, entre os modelos Punto 1.4, 1.4 ELX, Punto 1.8 HLX e 1.8 Sporting com números de série dos chassis de 1000159 a 1064253.

A diretora do Procon, Drª Andréa Thomé informa que, segundo um comunicado divulgado pela empresa, foi constatada uma falha no processo de fabricação do fecho do cinto de segurança central do banco traseiro, comprometendo seu funcionamento. Ela acrescenta que por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários, a Fundação Procon-SP determinou que todas as unidades do órgão atuassem na divulgação do recall, visto que a troca das unidades defeituosas precisa ser imediata.

Falha
A falha no processo de fabricação do fecho do cinto de segurança central do banco traseiro do Punto compromete seu funcionamento. No caso de um dos ocupantes laterais do banco traseiro do veículo afivelar equivocadamente seu cinto de segurança, ele terá a falsa impressão de afivelamento pleno do sistema. Porém, o fecho do cinto de segurança central poderá desacoplar-se espontaneamente ou oferecer resistência para seu destravamento, deixando o ocupante em risco, não cumprindo com o seu objetivo de segurança.

O recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física. Uma questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

A diretora do Procon de Votuporanga recomenda que “se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar o órgão, pois acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à dinâmica de trabalho do Procon”. A Fiat disponibiliza o telefone 0800 707 1000 e o seu site para informações adicionais. O Procon atende pelo (17) 34228930.