15 ABR 2009
Nova secretaria permitirá aproximação com bairros
Segundo Marcos Vinicius Sanches, o objetivo inicial é apresentar a estrutura e as funções da nova pasta do governo de Junior Marão

A Secretaria da Cidade da Prefeitura de Votuporanga já iniciou os contatos com as associações de amigos de bairros, buscando definir uma plataforma de ações que possa ser enquadrada dentro do cronograma de trabalho da pasta.
Segundo o secretário Marcos Vinicius Sanches, a proposta inicial é apresentar a equipe e a estrutura, além das funções do novo departamento. “A Secretaria da Cidade foi criada agora, por isso precisamos levar ao conhecimento da população quais serão as suas atribuições e as diversas maneiras pelas quais as associações de amigos de bairros poderão interagir com a administração do prefeito Junior Marão”, explica Sanches.
A Secretaria contempla duas divisões: Relações Comunitárias, sob o comando de Alexandre Giora, e, a de Serviços ao Cidadão, que tem como diretor o ex-vereador Josuel Domingues, o Zezo. “Nossa primeira preocupação é contribuir para ver ressurgir as entidades que estavam desativadas, buscando motivar a comunidade para reorganizá-las; além disso, com aquelas que estejam em franca atividade iremos elencar as principais reivindicações para, num trabalho integrado com as demais secretarias, estabelecer um cronograma para atender estas comunidades”, disse o secretário.
O diretor da Divisão de Relações Comunitárias, Alexandre Giora, informou que a primeira associação visitada foi a dos moradores do Jardim Botura e Lions, na sexta-feira passada. “A receptividade foi excelente, constatando-se a satisfação dos moradores em saber que nos primeiros cinco dias do novo governo, já fomos ao encontro das associações”, destacou Giora.
Por seu turno, Zezo revelou que “o trabalho que pretendemos desenvolver, irá exigir um envolvimento total de todos os órgãos ligados à Divisão de Serviços ao Cidadão, que congrega o Procon, a Ouvidoria Municipal, Conselho Tutelar, as administrações do Terminal Rodoviário e do Cemitério Municipal, o Acessa São Paulo e a Defesa Civil”.
Os diretores previram que a secretaria será a responsável pela implantação de um governo realmente participativo, com os moradores sendo constantemente convidados a definir as prioridades dos bairros e zelar pelo patrimônio público existente. “Todos os vereadores serão convidados a participar de nossas reuniões, numa forma de envolver também o Legislativo nessas ações”, finalizou Zezo.

Vila Carvalho
Na próxima quarta-feira (14), a equipe da Secretaria visitará a Vila Carvalho, atendendo ao convite do presidente da associação, Dorival Rodrigues. Além dos diretores de divisão, participará do encontro a Ouvidora Municipal, Fabiana Lopes de Almeida. “Esta será uma primeira visita, quase que um trabalho de reconhecimento. Depois, vamos marcar um encontro mais amplo, para o qual convidaremos toda a comunidade. A Vila Carvalho é um dos bairros mais antigos e, face à sua localização, acabou ficando distante das administrações, problema que pretendemos contornar, ativando um contato permanente com a associação dos moradores”, finalizou o secretário Marcos Vinicius Sanches.