15 ABR 2009
Associações de bairro participam de encontro com Prefeitura
Organograma que disciplina áreas de atuação das associações será apresentado pela Secretaria da Cidade

Depois de um ciclo de reuniões com as associações de amigos de bairros, a Secretaria da Cidade concluiu os estudos para definição de um organograma de atuação, que favorecerá a participação da comunidade nas decisões de governo. O secretário Marcos Vinicius Sanches apresentará o resultado final deste estudo, num grande encontro nesta quinta-feira (26/3), às 20 horas, na Câmara Municipal, com a presença de diretores de todas as 19 associações visitadas, grande parte do secretariado municipal e do prefeito Junior Marão. O objetivo informa Vinicius, é “formular uma estratégia de ação, com a definição de normas e diretrizes, planos, programas e projetos para atender aos anseios dos moradores”. A presença do deputado João Eduardo Dado no encontro foi confirmado por seus assessores.

“Votuporanga, como qualquer cidade, enfrenta problemas de uso e ocupação do solo, definição dos limites territoriais e questões habitacionais, mas a proposta de governo participativo do prefeito objetiva muito mais do que atender reivindicações e sim, a implantação de uma estrutura que defina prioridades, com a decisão partindo da própria comunidade em perfeita comunhão com o poder público”, destaca Sanches.
O secretário alega que o modelo de governo participativo será viabilizado graças ao trabalho desenvolvido pela secretaria da Cidade, que foi justamente a divisão da cidade em zonas de atuação, estabelecendo um organograma de trabalho integrado a todas as secretarias e órgãos da administração do prefeito Junior Marão.

Alfabetização
Também a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo participará da reunião, com o intuito de lançar o projeto de alfabetização “Ler e Escrever, Luz do Saber” com o objetivo de alfabetizar todos os jovens e adultos de Votuporanga. A Secretária Eliane Baltazar Godoi fará uma exposição geral sobre o compromisso assumido pela Prefeitura em atendimento ao Plano de Desenvolvimento da Educação, que objetiva unificar os esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios para ações articuladas em prol da melhoria e qualidade da educação.

Dengue
Também no encontro, a Secretaria Municipal de Saúde aproveitará a presença dos representantes das associações de bairros para uma explanação sobre a campanha que a cidade está realizando contra a dengue. As constantes chuvas, aliadas à falta de conscientização, têm favorecido o surgimento de novos criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela, fator fundamental para os mais de 100 casos da doença registrados até agora.