15 ABR 2009
Município ganha nova divisão setorial
Trabalho da Secretaria da Cidade congrega 19 associações de bairros em quatro núcleos e prefeito anuncia construção de sedes próprias

A Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria da Cidade, reuniu diretores e presidentes de 19 associações de bairros na noite de quinta-feira (26/3), na Câmara Municipal, para anunciar as novas divisões setoriais, que possibilitarão ao município a estruturação e planejamento de ações e investimentos públicos. Além dos líderes de bairros, estiveram presentes membros de Rotarys Clubs, o presidente do Fisav, Jair de Oliveira, o gerente do Sebrae, Marcos Amâncio, o delegado seccional, Dr. Celso Reis bento, o presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e da Associação Amor Exigente, Francisco Tadeu Marchi, além de secretários municipais, diretores de divisão e o deputado federal João Dado.

A divisão setorial do município, proposta pela Secretaria da Cidade (veja quadro anexo) fará com que todas as associações se concentrem em quatro setores (Norte, Sul, Leste e Oeste), sendo que o prefeito Junior Marão se dispôs a efetivar a construção das quatro sedes. “Assim, todas as associações terão um local específico para sediar assembléias, efetuar contatos e discutir os problemas dos bairros”, finalizou Marão.

O prefeito Junior Marão destacou que a criação da pasta da Cidade se deu em virtude da intenção de aproximar ainda mais a população do Poder Executivo e de suas esferas, “buscando sempre agilizar e concretizar os anseios e as vontades dos munícipes”. O prefeito destacou os inúmeros projetos realizados nestes primeiros cem dias de governo, afirmando “que foram muitos avanços, principalmente nas obras que atendem aos anseios das populações dos bairros”. Marão explicou que “com a divisão da cidade em quatro setores, a administração realizará mensalmente reuniões com as associações”, reafirmando que pretende participar pessoalmente da maior parte delas. “Sei que não poderei estar em todas, face aos compromissos da agenda de prefeito, mas não pouparei esforços para estar na maioria dos encontros, pois meu propósito é visitar todos os bairros e me avistar com todas as associações”.

Falando em nome de todas as associações, Gilberto Aparecido de Oliveira, presidente da Associação do Bairro das Paineiras/Zona Oeste, disse saber que “as necessidades são muitas, mas que a vontade da administração é ainda maior, por isso, confiamos na honestidade e na capacidade de realização do prefeito e de todos os secretários”. Giba, como é mais conhecido, disse ainda que “as pessoas moram nos bairros e, é lá que elas querem uma estrutura de lazer, de educação e de saúde”. Por fim, o líder comunitário lembrou que “um homem só vai trabalhar feliz e fazer seu trabalho render, quando souber que sua família está feliz e bem instalada, com segurança”.

O presidente da Câmara, Osvaldo Carvalho anunciou a criação, nos próximos dias, de uma associação de moradores no centro da cidade, mais especificamente no entorno da Praça São Bento. O vereador revelou que foi procurado pelo ex-vereador Joaquim Neves, “que já está recolhendo assinaturas para montar a associação”. Carvalho disse ainda das inúmeras ações que vem sendo desenvolvidas pela administração e pelos vereadores em prol das comunidades, destacando a parceria sólida com a Conab.
Além de destacar a política do presidente Lula, o deputado federal Dado enalteceu o projeto de governo participativo do prefeito Junior Marão, garantindo que muitos benefícios virão de Brasília. “Hoje, lá na capital do país, todo mundo conhece Votuporanga e tenho certeza de que, além de ficar conhecida como capital da educação, com Junior Marão ela se tornará também capital da saúde e do desenvolvimento”, declarou o parlamentar.

Dengue e Alfabetização

Aproveitando a presença dos líderes comunitários, as secretarias municipais de Saúde e Educação divulgaram duas importantes campanhas. Rossana Silvério dos Santos, enfermeira de Vigilância em Saúde, pediu o empenho de todos na prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito da dengue. Por seu turno, a secretária Eliane Baltazar Godói, da Educação, Cultura e Turismo, contou das ações desenvolvidas para erradicação do analfabetismo, com destaque para o projeto Ler e Escrever “Luz do Saber”, em parceria com o Rotary Club.

A seriedade do projeto pode ser avaliada pela maciça presença de rotarianos, entre eles Hiroko Katayama Nakamura, presidente do Grupo de Apoio a Alfabetização do Distrito 480, e os presidentes Jesus Pereira de Castro (Rotary Club) e Maria de Lourdes Minhoto Salvanha (Novo Milênio).