15 ABR 2009
Juliana Marão entrega 5 toneladas de alimentos para entidades
Uma tonelada de açúcar e quatro de produtos hortifrutigranjeiros beneficiarão entidades assistenciais

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Juliana Marão, na presença do prefeito Junior Marão e do presidente da Câmara de Vereadores, Osvaldo Carvalho, entregou na manhã desta quinta-feira (8/1) uma tonelada de açúcar doada pela Usina Noroeste Paulista (UNP) e cerca de quatro toneladas de produtos hortifrutigranjeiros doados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O repasse foi feito para entidades assistenciais da cidade na Cooperativa da Agricultura Familiar de Votuporanga (Codafavo), com a presença de representantes da cooperativa, das instituições sociais, do secretário de Assistência Social, Egmar Marão Alfagali e dos vereadores.
O açúcar foi dividido entre 13 entidades e a Divisão de Ação Social e Cidadania. A doação faz parte de uma parceria firmada com a UNP, que repassa mensalmente uma tonelada de açúcar para distribuição entre as entidades. As doações começaram em julho de 2006.
“Estou muito feliz de estar aqui à frente deste trabalho que é tão essencial para uma cidade. A área social é a base e, por isso, vamos nos empenhar para dar continuidade nos bons projetos, como este das doações, e criar novos”, afirmou Juliana Marão, no seu primeiro discurso como primeira dama do município e presidente do FSS. Ela aproveitou para anunciar que as doações de açúcar passarão a contemplar as pastorais de paróquias de Votuporanga.
Já os produtos hortifrutigranjeiros, como abóbora, mamão, berinjela, coco, abacaxi, entre outros, foram repassados para 20 entidades. A doação foi viabilizada numa parceria da Codafavo com a Conab, através do Programa “Compra Antecipada Especial da Agricultura Familiar” (Caeaf). O programa foi aprovado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan), de Votuporanga.
O presidente da Codafavo, Cláudio Giolo, agradeceu o apoio recebido nos últimos anos que melhoraram a estrutura da cooperativa. O presidente da Câmara, Osvaldo Carvalho, foi muito elogiado pelo secretário de Assistência Social por intermediar as doações, junto à Conab. “O Osvaldo é um vereador que combate a fome. Faz um trabalho muito bom e elogiável”.
O prefeito destacou essa união dos vereadores, entidades e Prefeitura. “O que mais me motivou para entrar na política, é a boa política. São essas ações que ajudam o próximo e contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse enfatizando que quer fazer de Votuporanga um centro de distribuição de alimentos da Conab que ajudam as entidades e incrementam a renda de produtores rurais.

Codafavo
A Codafavo é uma cooperativa que tem como objetivo principal reunir produtores e pessoas ligadas ao meio rural que exercem as atividades agropecuárias com a finalidade de organizar a produção, identificar e promover a geração de oportunidades de negócios, trabalho e renda no meio rural. É formada por agricultores familiares. A cooperativa foi fundada em 07 de junho de 2004 e registrada na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), sob nº 35400076780, em sessão de 26 de agosto de 2004.