08 ABR 2009
Abertas inscrições para workshops do Fórum de Dança
Aulas serão ministradas por profissionais de companhias de danças nacionais e internacionais; todos receberão certificados

Pessoas interessadas pela arte da dança vão ter uma oportunidade de qualificação com artistas conhecidos mundialmente. Estão abertas as inscrições para os workshops gratuitos com as companhias que estarão em Votuporanga para o Fórum de Dança, entre os dias 16 e 19 de abril. O evento é promovido pela Virtual Companhia de Dança, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo.
O primeiro workshop será no dia 17, das 9 às 11 horas, no Teatro Municipal “Tenente Mário Bernardes” com Paula Castilho da Companhia Demo de Santiago do Chile. No dia 18, Leonardo Ramos do balé de Londrina ministrará o outro workshop, também no Teatro. Para finalizar, a companhia dos Pés, conhecida por suas apresentações de balé aéreo em prédios, dará o workshop com Angélica Zignani, das 14h às 16 horas, no dia 19, na praça São Bento. Todos os participantes dos workshops receberão certificados.
Interessados devem efetuar a inscrições na Diretoria de Cultura da Secretaria da Educação que fica na rua Santa Catarina, 3747, Centro. Telefone é o (17) 34059750.

Fórum de Dança

O Fórum de Dança em Votuporanga ganhou mais um dia. Nesta semana, a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, anunciou a vinda da companhia Shuffle Trips (Araraquara – Brasil), para apresentar um espetáculo no dia 16 de abril, na feira da São Bento. Até o dia 19 de abril, a população poderá assistir a espetáculos apresentados gratuitamente em diversos pontos da cidade por companhias nacionais e internacionais: Companhia Demo (Santiago, Chile), Companhia Nómada (Ilhas Canárias – Espanha), Ballet de Londrina e Companhia dos Pés (São José do Rio Preto).
A Cia. dos Pés é conhecida pelas apresentações que faz em construções urbanas, como prédios e torres. “Eles virão a Votuporanga com o espetáculo ‘Asas’ cujo ‘palco’ será a parede lateral do prédio San Marino, na rua Ivaí. É um grande privilégio nossa cidade receber um grupo conhecido internacionalmente e que encanta todos os públicos”, destaca a Secretária da Educação, Cultura e Tuismo, Eliane Baltazar.
Além da Mostra de Espetáculos de dança de artistas, a programação inclui vivências teóricas e prática com os profissionais convidados; dança comentada: formato introduzido na edição 2008, com breve exposição sobre o espetáculo da noite com o objetivo de fornecer à platéia ferramentas para um melhor aproveitamento do espetáculo; oficina e mostra de vídeo dança : pela primeira vez a vídeo-dança fará parte da programação do evento com uma oficina e mostra que se desenvolverá durante todo o Fórum.

O Fórum em Rio Preto acontece de 13 a 18 de abril. “Paralelo aos três últimos dias, iremos estender o Fórum para Votuporanga. É nossa primeira experiência com um município fora de RP e estamos com boas expectativas”, conta Marcelo Zamora, coordenador do evento. O lançamento do Fórum será em Rio Preto no dia 7 de abril, às 20 horas. Outras informações em http://www.ciavirtual.art.br/
PROGRAMAÇÃO:

16 de abril, quinta-feira

Feira Livre da Praça São Bento
Espetáculo “Ninguém vai sabe: 10 modos de TAPear com a companhia Shuffle Trips (Araraquara – Brasil)

17 de abril, sexta-feira

Teatro Municipal de Votuporanga
Workshop c/ Paula Castillo – Companhia Demo (Santiago – Chile)
Av. Emílio Arroio Hernandes - Bairro Pozzobom
Intervenção urbana com a Companhia Demo (Santiago – Chile)
Concha Acústica
Espetáculo “Entre Miedos y Sillas” com a Companhia DEMO (Santiago – Chile)