24 MAI 2023
CULTURA E TURISMO
Cultura popular: Prefeitura promove curso gratuito de Viola Caipira a partir de 13 de junho

Capacitação tem parceria com Senar, Comtur e Sindicato Rural de Votuporanga; inscrições estão abertas de modo on-line

Já pensou em fazer um curso gratuito de viola caipira, esse popular e tradicional instrumento musical que há anos canta e encanta várias gerações? Então aproveite esta oportunidade da Prefeitura de Votuporanga.

A Secretaria da Cultura e Turismo está com inscrições abertas para o "Curso de Viola Caipira", que terá início a partir do dia 13 de junho no Parque da Cultura. As vagas são limitadas e as inscrições, disponibilizadas ao público interessado com idade a partir de 12 anos, podem ser feitas através do link https://linktr.ee/turismovotu ou https://forms.gle/nagQAvevy5oAESLA8 . A oferta do serviço é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Votuporanga e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

O curso terá duração de cinco meses e será realizado toda terça e sexta-feira, das 18h30 às 21h30, no Parque da Cultura, localizado na Avenida Francisco Ramalho de Mendonça, nº 3.112 (Jardim Alvorada), totalizando uma carga de 120 horas. Entre os requisitos exigidos, o aluno deverá possuir a viola caipira.

Durante as aulas, serão abordados temas como a confecção do instrumento; os tipos de afinação; identificação das nomenclaturas de dedos, cordas e casas; práticas de exercícios de aquecimento e alongamento corporal; técnicas de teoria musical, partitura e vocal; ritmos caipiras entre outros conteúdos programáticos.

Mais informações e dúvidas podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria da Cultura e Turismo, que é o (17) 3405-9670, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.