08 MAR 2023
Equipe ‘Star Bots Votu’ do projeto de robótica do Lar Frei Arnaldo é destaque em campeonato

O time votuporanguense ficou em primeiro lugar na categoria ‘Core Values’, fechando em oitavo lugar na classificação geral; agora avança para a fase nacional

A equipe 'Star Bots de Votu', do projeto Clube da Robótica desenvolvido no Lar Frei Arnaldo, com apoio da Prefeitura de Votuporanga e com recursos destinados pela Campanha Leão Amigo da Criança e do Adolescente, foi destaque na etapa regional do Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro no Sesi de São Bernardo do Campo. O time votuporanguense ficou em primeiro lugar na categoria ‘Core Values’, fechando em oitavo lugar na classificação geral, no qual participaram 26 equipes e agora avança para a fase nacional.

Recentemente, o prefeito Jorge Seba visitou o projeto, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Beleza, e do vereador Thiago Gualberto. "O Lar Frei Arnaldo é uma entidade que tem uma demonstração efetiva do que é transformar crianças e jovens, através de pesquisa, orientação, ensinamentos e capacitação na área da robótica. Ver eles, aqui, aprendendo e longe das ruas, nos traz muita satisfação", comentou o prefeito.

Torneio

Considerado o maior do mundo em robótica, o FIRST Lego League (FLL) é um torneio que acontece em mais de 90 países e no Brasil é realizado em duas fases com etapas regionais a nível estadual e etapa nacional, que ocorrerá nos dias 15,16 e 17 de março, em Brasília.

Projeto

O projeto da robótica é desenvolvido pelo Lar Frei Arnaldo, desde 2015, em parceria com o Instituo Federal de São Paulo (IFSP). O trabalho com os alunos é realizado pelos professor Emanuel Guilherme da Silva Lemes, sob coordenação de Isabel Cristina Passos Motta e colaboração dos educadores Gabriel Corrêa Vera e Renata Aparecida Ferreira.

O currículo de premiações desse time é extenso. No ano passado trouxeram para casa medalha de ouro no estadual, de melhor equipe de escola pública e medalha de bronze na Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR). Em 2020 também foram ouro na etapa nacional da OBR sendo primeiro lugar na categoria Melhor Técnica e segundo lugar na categoria Robô, além de outras conquistas importantes nos anos anteriores.

Interessados em conhecer mais sobre o projeto, visitar ou colaborar com a iniciativa podem entrar em contato pelo telefone (17)3422-8507.

Campanha Leão Amigo

O Lar Frei Arnaldo é uma das diversas entidades que recebem apoio da Prefeitura e também repasses de recursos da Campanha Leão Amigo da Criança e do Adolescente. Por meio dessa iniciativa, é possível dar andamento em projetos que transformam a realidade de muitas crianças e adolescentes.

A Campanha Leão Amigo é um programa de incentivo fiscal em benefício da criança, do adolescente e também do idoso de Votuporanga em que qualquer cidadão ou empresa que declara o imposto de renda pode destinar, sem custo adicional, percentuais deste imposto ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal do Idoso.

Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, com a declaração feita no modelo completo. Pessoas jurídicas podem destinar até 1% do imposto devido, com a declaração feita pelo lucro real. O contribuinte que destinar parte do imposto receberá o valor de volta na sua restituição.

O montante arrecadado com as destinações é repassado através de convênio firmado entre o Poder Público e as entidades assistenciais que realizam vários serviços em prol da população, sendo que quanto maior for a destinação, maior será o repasse.

A campanha é promovida durante o ano todo pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal do Idoso, com apoio da Associação dos Contabilistas de Votuporanga e Região, Receita Federal e do Conselho Regional dos Contabilistas.