09 SET 2009
Espaço Empresarial: secretaria apresenta diretrizes para implantação

Secretário Diogo Mendes Vicentini destaca visão otimista quanto á implantação de um pólo de confecções

Na manhã desta quarta-feira (9/9), o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, esteve reunido com representantes dos órgãos empenhados em traçar diretrizes para instalação do primeiro Espaço Empresarial em Votuporanga, que estaria voltado para o setor de confecções. O encontro possibilitou contato com instituições que já são parceiras da ação, como Senai, Sebrae, Senac e Airvo, além de outras entidades, como Associação Comercial e Incubadora de Empresas que se mostraram favoráveis aos projetos e sinalizaram participação nas atividades, que terá fundamental participação da Secretaria de Obras e Habitação.

Segundo Vicentini, a reunião determinou a necessidade “de trabalho conjunto, envolvendo diferentes faces do poder público e entidades de classe idôneas, para consolidação do Espaço Empresarial para treinamento, qualificação de mão-de-obra e geração de empregos, que culminará na implantação de um pólo de confecções”.

Após ouvir experiências e sugestões, o secretário lembrou que o envolvimento do Senac, Sebrae, Fundação Educacional, Sesi e demais instituições de qualificação profissional é fundamental para que o Espaço se consolide. “Todos conhecemos casos de empresas novas que tiveram sucesso ou fracasso; muitas razões contribuíram para que algumas não dessem certo, mas as que triunfaram foram as que buscaram formação”.

Finalizando, Diogo disse estar otimista devido ao “entusiasmo despertado pelas propostas e pelo empenho e competência das instituições envolvidas”, destacando que o prefeito Junior Marão pediu apoio das empresas representadas no encontro no sentido de auxiliarem na identificação de outras possíveis potencialidades.

O Espaço Empresarial é um projeto da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, que deverá disponibilizar recursos financeiros para auxiliar as novas cooperativas, prestar assessoria e ajudar a buscar mais verbas.