08 SET 2009
Prefeitura adota nova ferramenta de gestão
De acordo com secretário Antonio Robert, a adoção do Gerenciamento Matricial de Despesas implicará na redução de custos

Por iniciativa do prefeito Junior Marão, a Prefeitura de Votuporanga está adotando a mais moderna ferramenta de gestão administrativa: o GMD, ou seja, Gerenciamento Matricial de Despesas que, segundo o secretário de Gestão Administrativa, Antonio Robert Rodrigues, dará mais eficiência, agilidade e qualidade ao modelo administrativo, com significativa redução de custos.

“O processo é uma determinação do prefeito, que entende que somente a modernização da administração pública pode trazer ganhos efetivos à população e aos próprios servidores”, frisou.

Ele salienta que o GMD pode ser dividido em duas frentes. “A primeira referente às despesas corporativas, que representam os gastos de itens comuns a todos os órgãos da administração (como água, energia, telefonia, manutenção e combustíveis)”, complementando que “a outra frente recairá sobre as despesas específicas de cada órgão, que são os gastos mais importantes, para os quais se buscará uma racionalização do uso, redução de preços e outras práticas de gestão eficiente de utilização”.

A apresentação do projeto aos gestores e secretários municipais será na próxima sexta-feira (11/9), às 14h30, no auditório da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, pelos consultores da MMC – Consultoria de Gestão Empresarial que dará suporte na aplicação da metodologia. Robert destacou que o projeto terá duração de 12 meses e para acompanhá-lo foi constituído um Comitê de Liderança dentro da prefeitura.

Para Tiago Vieira Caproni, da divisão de Planejamento Estratégico e Controle Administrativo, “para o sucesso da aplicação desta metodologia, é fundamental o comprometimento e engajamento de todos os gestores e secretários municipais, em todas as fases do projeto”.

O secretário Antonio Robert Rodrigues destaca que “o GMD possibilitará a participação e o envolvimento de todas as áreas da administração, buscando oportunidades de otimização de gastos”. Ele salienta que o objetivo é tornar a gestão pública mais eficiente em custos, evitando desperdícios e gastos desnecessários, optando pela simplicidade e pelas soluções de melhor relação custo/benefício. “Nesse contexto, o GMD é uma metodologia baseada na determinação de indicadores de desempenho para a concretização das metas orçamentárias”, enfatiza.