Ir para o conteúdo

Prefeitura de Votuporanga e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Previsão do tempo para hoje.
13°
27°
Prefeitura de Votuporanga
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Flickr
Rede Social Instagram
Rede Social Tik Tok
Rede Social WhatsApp
Rede Social X
Rede Social Youtube
Notícias
DEZ
16
16 DEZ 2021
SERVIÇOS URBANOS
247 visualizações
Procon de Votuporanga divulga "Lista de Reclamações Fundamentadas" de 2021"
AVALIAR
receba notícias
Procon de Votuporanga divulga "Lista de Reclamações Fundamentadas" de 2021"

Quando não há acordo em fase inicial, empresas integram a lista; órgão em Votuporanga solucionou cerca de 90% dos mais de cinco mil casos registrados
 
Quando um consumidor se sente lesado e entra em contato com o Procon para prestar queixa, o órgão de defesa do consumidor expede uma Carta de Informação Preliminar (CIP), que é uma notificação, relatando o problema para que seja solucionado e quando a empresa resolve nessa primeira fase, ela não entra numa lista de reclamações que é publicada anualmente. Este ano em Votuporanga, até o mês de novembro, a unidade registrou mais de cinco mil atendimentos, dos quais apenas cerca de dez por cento não foram solucionados na fase inicial, entrando para a "Lista de Reclamações Fundamentadas".
 
O ranking referente ao ano de 2021, com a relação apenas das empresas que não atenderam a reclamação na fase preliminar e disponível no link  https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MjExODI1, foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial Eletrônico na última terça-feira (14/12), com um total de 508 nomes de fornecedores dos mais variados segmentos. As reclamações são classificadas em Fundamentada Atendida, Não-Atendida e Consultas Fornecidas; procedimento é anual e definido por lei para garantir transparência nas relações de consumo.
 
As reclamações da categoria atendida, que possui um total de 254 registros, significa a solução positiva do caso; as não-atendidas, representadas por 250 queixas, são aquelas que não houve acordo entre fornecedor e consumidor que, por sua vez, pode solicitar ajuda na esfera judiciária e as consultas fornecidas, que são esclarecimentos de dúvidas, foram quatro.
Se a notificação inicial do Procon não é atendida, a partir daí inicia-se a reclamação propriamente dita, com a designação de audiência para tentativa de conciliação e o resultado dessa audiência é que define como será a classificação, atendida ou não.
 
Leandro Vinicius da Conceição, diretor do Procon Votuporanga, ressalta que o serviço do órgão no município possui uma eficiência muito alta. "Dos mais de cinco mil atendimentos realizados este ano, cerca de 90% foram solucionados antes da primeira fase e apenas o restante necessitou de audiência, tendo uma resolução de mais da metade dos casos. Esse índice alto e satisfatório significa que, com o apoio do Procon de Votuporanga, os casos são solucionados, prevalecendo o respeito das empresas com seus consumidores".
 
Na lista, divulgada todo ano, constam o nome do fornecedor, o número do processo, o CNPJ e se a reclamação foi atendida ou não. Os fornecedores de produtos ou serviços infratores ficam impedidos de obter certidões negativas de lesões aos direitos dos consumidores, além das medidas sancionatórias do órgão.
 
Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia