15 ABR 2009
Prefeitura trará Fórum de Dança para Votuporanga
Vão ser três dias de espetáculos gratuitos de companhias nacionais e internacionais; evento é realizado há seis anos em Rio Preto

Danças nacionais e internacionais vão ser apresentadas em Votuporanga no próximo mês de abril. A cidade entrou para o circuito do Fórum de Dança que acontece há seis anos em São José do Rio Preto. O evento será trazido pela Prefeitura de Votuporanga, nos dias 17, 18 e 19 de abril, com espetáculos gratuitos na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado”, e ainda, workshops e danças em espaços urbanos.

A organização é da Virtual Companhia de Dança, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura pelo programa Ação Cultural, patrocínio da Caixa Econômica Federal e parceria do Sesc Rio Preto e Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga.
A estruturação do Fórum foi apresentada nesta semana pelo coordenador da Virtual, Marcelo Zamora, à secretária da Educação, Cultura e Turismo Eliane Godoi e à diretora de Divisão de Cultura, Marinês Manhani Lima.

“Este é um evento grandioso por contar com a presença de companhias profissionais do Brasil e do mundo. Os espetáculos vão ser de muita qualidade e apresentados em praça pública cumprindo com compromissos desta administração de levar cultura para todos”, comentou a secretária da pasta, Eliane Godoi.

Na próxima semana, a diretora de Cultura estará em Rio Preto para definir, junto com a companhia, quais serão as atrações que virão para Votuporanga. “Já sabemos que dois grupos vão ser internacionais e um outro nacional”, comenta. Nos mesmos dias das apresentações, a Prefeitura está estudando a possibilidade de convidar grupos da cidade para mostrar alguns números de dança, entre eles o Balé Municipal e a Almagêmea. As coordenadoras do balé, Juliana Zoccal e Márcia Cristina também participaram desta primeira reunião sobre o Fórum e se mostraram interessadas no projeto.

As companhias que fazem parte do Fórum são selecionadas por uma curadoria formada por quatro integrantes (representante da classe, prefeitura de Rio Preto, entidade ligada ao Governo do Estado e Sesc Rio Preto) o que garante a qualidade das apresentações.
“O Fórum de Dança de Rio Preto percorreu desde seu início uma trajetória singular, começando com encontro de grupos locais, formato intimista e informar, passando pela participação de companhias estrangeiras e realizando até seu quinto ano um mapeamento das produções nacionais e internacionais”, explica o coordenador do evento, Marcelo Zamora.

O Fórum em Rio Preto acontece de 13 a 18 de abril. “Paralelo aos três últimos dias, iremos estender o Fórum para Votuporanga. É nossa primeira experiência com um município fora de RP e estamos com boas expectativas”, conta. O lançamento do Fórum será em Rio Preto no dia 7 de abril, às 20 horas, em local a ser definido. Outras informações em http://www.ciavirtual.art.br/